MITOLOGIA E FILOSOFIA: a passagem do mito para o logos | Resumo de Filosofia para o Enem | Ernani

Описание к видео MITOLOGIA E FILOSOFIA: a passagem do mito para o logos | Resumo de Filosofia para o Enem | Ernani

🎓 Curso Enem Gratuito: https://goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: http://bit.ly/43ot1dB
✔️ Simulado: https://bit.ly/38L4rsj

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS
https://bit.ly/37WGBZi

/// SOBRE O VÍDEO
Nesta aula, o professor Ernani Júnior da Silva fala sobre Mitologia e Filosofia, e explica como aconteceu a passagem do mito para o logos (ou razão).

Você já deve ter ouvido falar de mitologia grega, certo? Ela é umas das formas de expressão do Mito. Nessa Grécia de outrora, as pessoas se encontravam num mundo que carecia de explicações. Bom, como não havia um Curso feito o nosso para clarificar as ideias, os gregos buscavam explicações em fontes alternativas.

As explicações mais populares estavam nas histórias e as canções que eram contadas ou cantadas de maneira fantasiosa, com diversas narrativas sobre a origem e o funcionamento do universo e todas as coisas.

Foram essas histórias que primeiro chamamos de mitologia, isto é, um conjunto de mitos que explicavam o mundo. Assim sendo, desde aquela época, o Mito é uma narrativa sobre a origem ou forma de alguma coisa.

A partir do século VI a.C. com a orientação de Tales e de outros filósofos, o Mito passa a ser combatido pela mais nova invenção da época. Aquilo que fez Sócrates morrer, Aristóteles caminhar e Diógenes morar num barril: a Filosofia!

O Mito e a Filosofia possuem essencialmente a mesma finalidade: explicar o mundo a nossa volta. Todavia, a maneira como o fazem diverge. Logo, é possível notarmos um certo antagonismo entre os dois.

Enquanto a Filosofia se baseia na razão e na observação do mundo para produzir enunciados possivelmente verdadeiros. O Mito produz explicações baseado em uma narrativa fantasiosa que tem seu respaldo nos deuses, tornando-o assim incontestável.

A transição entre o pensamento mítico e o pensamento racional progrediu ainda na Grécia. Houve uma certa polarização à medida que a população ia se aproximando da Filosofia e se distanciando do Mito.

Inclusive, foi nesse cenário que Sócrates foi acusado de corromper a juventude com a sua Filosofia pois negava os deuses e combatia o Mito. Sócrates defendia o direito à investigação pelo livre pensamento, e voltou o olhar da filosofia para o ser humano.

Com o passar do tempo, o Mito se configurou como inimigo da Filosofia. Todavia, as pessoas que, dotadas de razão, deveriam combater o Mito acabaram por fazer parte de sua propagação. Isso porque a maioria dessas pessoas não está pronta para despertar da ilusão criada pelo Mito. Aliás, muitas estão tão inertes e dependentes do Mito que irão lutar para protegê-lo.

Dúvidas? Deixa nos comentários. ;)


⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:00 Introdução
00:08 A origem da mitologia
05:13 A passagem do mito para a filosofia


🔴 ASSISTA TAMBÉM

+ FILÓSOFOS DA NATUREZA E A ORIGEM DA FILOSOFIA GREGA
   • FILÓSOFOS DA NATUREZA E A ORIGEM DA F...  

+ A ORIGEM DA FILOSOFIA
   • A ORIGEM DA FILOSOFIA | Veja no Resum...  

+ SENSO COMUM X RAZÃO FILOSÓFICA
   • SENSO COMUM X RAZÃO FILOSÓFICA | Resu...  


❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/


/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!

Bora estudar com a gente?

🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
https://goo.gl/2rebsa

Комментарии

Информация по комментариям в разработке