Plantando abacaxi no sertão nordestino [sistema agroflorestal]
#comoplantarabacaxi #abacaxinosertao #abacaxinacaatinga
Como plantar abacaxi
O abacaxi pode ser plantado no vaso ou no quintal. Porém, até a planta ficar grande, a coroa pode ser usada como enfeite. Dessa forma, no vídeo o canal Horta do Ditian, você aprenderá como fazer muda de abacaxi e como plantá-lo de uma maneira muito prática.
Muito se fala sobre colocar a coroa de um fruto adulto no solo e esperar crescer. Porém, esse processo pode levar anos. O canal Agrofloresteira explica outra maneira de plantar o abacaxi para ter uma fruta mais saudável e saborosa. Assista o vídeo e anote todas as informações.
Para fazer a muda do abacaxi, basta retirar a coroa, tirar umas folhas e deixá-la na água. Dessa forma, após alguns dias, será possível observar a formação de raízes na coroa. Depois disso, é só plantar no vaso. Confira no vídeo todo o passo a passo.
O plantio do abacaxi é simples. Porém, saber a hora de colher pode ser complicado. Por isso, veja as dicas do canal Nilda Flores e Plantas. Quando os gomos do abacaxi começarem a amarelar, já está na hora da colheita. Além disso, com uma única planta é possível tirar várias outras mudas para novos frutos.
Viu só como é fácil incrementar a sua horta? Depois desses tutoriais não tem desculpa para começar o cultivo agora mesmo.
7 dicas na hora de plantar abacaxi para iniciar sua horta caseira
Separamos sete dicas para você não errar na hora de cultivar os seus abacaxis. Anote todas as informações para ter frutas tão boas quanto aquelas que você compra na feira. Confira:
Escolha a coroa certa: a coroa que será plantada deve estar saudável, evite aquelas com manchas ou fungos.
Mistura para o solo: um solo ideal para o cultivo do abacaxi é composto de três partes de adubo e 7 partes de terra. Isto é, 30% de adubo e 70% de terra.
Paciência: ao cultivar o abacaxi a partir da coroa, saiba que poderá levar até 3 anos para o fruto ficar bom para a colheita.
Rega: inicialmente a rega do abacaxi deve ser feita pela manhã. Lembre-se de regar diariamente para que sua planta consiga crescer de forma saudável.
Luminosidade: o abacaxi é uma planta tropical. Por isso, evite condições extremas. Ele gosta de luz moderada, então um ambiente de meia sombra é o ideal.
Atenção às mudas: troque a água com frequência para evitar fungos e mofo.
Escolha a época certa: dentre todas as épocas, o melhor para plantar o abacaxi é no fim do verão. Ou seja, no mês de março. Isso acontece porque a temperatura e umidade são ideais para as plantas novas.
O cultivo do abacaxi na região não é nenhuma novidade. A Serra do Araripe já foi a maior produtora da fruta no Ceará, lembra o jornalista Edilmo Gurgel, coordenador de eventos da Ematerce. O abacaxi produzido na região foi dizimado na década de 70 por uma doença chamada fusariose, que só foi descoberta ou controlada nos anos 90.
Os sintomas mais característicos da fusariose, segundo o agrônomo, aparecem no fruto, com exsudação de goma, principalmente por meio dos frutilhos e que avançam até o eixo central do fruto. Inicialmente, a lesão tem uma coloração clara, de aspecto encharcado, depois marrom e finalmente marrom-escura, sendo gelatinosa e causando o apodrecimento da polpa.
O controle é feito com a aplicação de fungicida. As pulverizações devem ser executadas nas horas mais frescas do dia, de preferência no começo da manhã, a fim de melhorar sua eficiência, bem como não deve ser efetuada a aplicação em dia de chuva, orienta Novais. Os frutos contagiados pelo fundo devem ser elevados.
A partir do ano 2000, o técnico agrícola Sérgio Linhares, então chefe do escritório de Ematerce em Santana do Cariri, resolver retomar o plantio de abacaxi na Serra do Araripe. Inicialmente, foi ocupada uma área de 28 hectares, com controle de pragas e doenças, correção de solo com calcário, indução floral e adubação orgânica.
Poder medicinal
Dez anos depois, o cultivo se espalha na maioria dos municípios do Cariri. É também um fruto medicinal, diz Francisco Novais mostrando um livro com os poderes medicinais do abacaxi, como purificador do sangue, diurético e digestivo. Sua indicação notável é no tratamento das feridas, inflamações, infecções. Em infecções agudas, consumido em fatias, é um parceiro de antibióticos. Contra tosse catarral, usa-se duas colheres de suco de abacaxi diluídas em uma xícara de água quente e uma colher de mel. Beber bastante quente antes de deitar-se.
NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM DO CANAL - / sitioprosperus
FACEBOOK - / rafaeldobasquete
Информация по комментариям в разработке