8⃣ AINES (ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES) | Anestesia é o Básico #8

Описание к видео 8⃣ AINES (ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES) | Anestesia é o Básico #8

Olá tripulantes do NAVE! Nessa video-aula da webserie Anestesia é o Básico vamos conversar sobre a o uso dos AINES, ou seja, os anti-inflamatórios não esteroides, especialmente em animais.

Certamente esse grupo é o mais utilizado na terapia analgésica, tanto na medicina quanto na veterinária. Isso ocorre porque eles são ótimos analgésicos para dores leves à moderadas, podem ser administrados por via oral e são facilmente adquiridos, uma vez que não precisamos de receituário específico.

Nós temos que lembrar que a inflamação é um processo natural e importante para a defesa do organismo. O problema é quando esse processo torna-se muito intenso, gerando inflamação exacerbada e dor. Daí a necessidade dos AINES. Esse grupo atua bloqueando a enzima cicloxigenase (COX), a qual transforma o ácido araquidônico em eicosanoides (PGEs, PGI e TBX). O organismo produz 2 tipos de COX: a COX-1, considerada constitutiva, e a COX-2, considerada induzível, e então formada em grandes quantidades em casos de inflamação. Porém, atualmente sabe-se que a COX-2 também participa da proteção fisiológica, principalmente na irrigação renal. Diante disso, o ideal é utilizarmos AINES que inibam mais COX-2 do que COX-1, mas temos que lembrar que a inibição total de COX-2 também é prejudicial. Os efeitos indesejáveis mais comuns no uso de AINES são os gastrintestinais, renais e distúrbios de coagulação. São verificados principalmente gastrite, úlcera gástrica, melena, hematoemese, aumento de creatinina e aumento do tempo de coagulação sanguínea.

Os AINES são classificados em inespecíficos, em que não há preferência de bloqueio COX-2 (sendo até mais para COX-1); os preferenciais, em que as COX-2 são mais bloqueadas que as COX-1; e os seletivos, também chamados de “coxibes”, em que há muito mais afinidade ao bloqueio COX-2 que COX-1. Os AINES inespecíficos estão sendo cada vez menos utilizados, uma vez que causam efeitos indesejáveis com mais frequência. Os principais são o Flunixim Meglumine, Fenilbutazona e Cetoprofeno. O Meloxicam e Carprofeno representam os AINES preferencialmente COX-2 e podem ser utilizados tanto no tratamento da dor aguda quanto crônica com relativa segurança. Os coxibes mais utilizados na veterinária são o Firocoxibe (cães e equinos), Robenacoxibe (cães e gatos) e Mavacoxibe (cães).

Ainda temos a dipirona e o paracetamol, os quais são inespecíficos, mas com pouco efeito periférico. Assim, promovem efeito analgésico e antipirético mas pouco anti-inflamatório. São mais utilizados como adjuvantes analgésicos.

👍 GOSTOU DESSA VIDEOAULA? Então, veja também outros vídeos relacionados a esse tema:

✅ Fisiopatologia da Dor    • 7⃣ ENTENDENDO A FISIOPATOLOGIA DA DOR...  
✅ Opioides    • 9⃣ OPIOIDES | Anestesia é o Básico #9  
✅ Adjuvantes Analgésicos    • 1⃣0⃣ ADJUVANTES ANALGÉSICOS | Anestes...  

========================
Material Adicional
- Autefage A et al. Long-term efficacy and safety of firocoxib in the treatment of dogs with osteoarthritis. Vet Rec.; 168:617, 2011.
- Budsberg SC. Drogas anti-inflamatórias não esteroides. In: Gaynor JS, Muir WW. Manual de Controle da Dor em Medicina Veterinária. Ed MedVet. 2ª ed. 2009, 183-209.
- Cook VL et al. Effect of firocoxib or flunixin meglumine on recovery of ischemic-injured equine jejunum. AVJR, 70:992-1000, 2009.
- Luna SPL, Carregaro AB. Anti-inflamatórios. In: Luna SPL, Carregaro AB. Anestesia e Analgesia em Equídeos, Ruminantes e Suínos. Ed MedVet. 1a ed. 2019, 99-148.
- Luna et al. Evaluation of adverse effects of long-term oral administration of carprofen, etodolac, flunixin meglumine, ketoprofen, and meloxicam in dogs. AJVR, 68:258-264, 2007.

Créditos adicionais
Música final - Level Up - Quincas Moreira
Animação de botões - @Savio Ferraz
========================

⚠️ Cuidado, não clique aqui!!! 👉🏽 https://bit.ly/3tNfrOb​

https://www.nave.vet.br​
Nos siga nas redes sociais!
É naveanestesia em tudo!
✅   / naveanestesia​  
✅   / naveanestesia​  
✅   / naveanestesia​  
[email protected]

========================
BEM VINDOS AO CANAL DO NAVE!

O NAVE foi criado em 2005 e tem como principal objetivo divulgar vídeos e webseries voltados para os alunos de Medicina Veterinária e profissionais que militam na área de anestesiologia veterinária.

📺 Assista aos vídeos!
👍 Inscreva-se no canal!
🗣 Sugira temas!
👥 Compartilhe!

Abraços!
Adriano Carregaro
Coordenador do NAVE - USP Pirassununga/SP/Brasil

Комментарии

Информация по комментариям в разработке