O que é abstração em Tomás de Aquino?

Описание к видео O que é abstração em Tomás de Aquino?

Nos primeiros séculos os cristãos não ficaram muito fãs dos pensadores gregos clássicos. Claro que aos poucos, na necessidade de sistematizar melhor os conceitos e as ideias do cristianismo, muito pensadores começaram a incluir em suas reflexões as teorias dos filósofos gregos, dentre eles podemos citar Santo Agostinho, um dos maiores representantes da filosofia patrística que flertou ali com a filosofia de Platão.

Séculos depois, outro pensador cristão chamado Tomás de Aquino olhou para o lado de Platão e viu, é claro, o grande pensador Aristóteles e se perguntou? Por que não? Isso mesmo, por que não usar a filosofia aristotélica na sistematização das teorias do cristianismo.

Foi então que o grande pensador Tomás de Aquino passou a beber da filosofia de Aristóteles, aprofundando então suas ideias e moldando sua filosofia cristã a lá Aristóteles. É neste contexto que surge a Teoria da abstração do conhecimento de Tomás de Aquino.
A grande questão que Tomás de Aquino tinha que resolver era: Como obtemos o conhecimento? De onde ele vem? Aquino, baseando-se então na filosofia Aristotélica, entendia que era plenamente possível conhecer as formas inteligíveis com base nos elementos sensíveis. Ou seja, dá sim pra alcançarmos o conhecimento completo e verdadeiro das coisas e de Deus por meio dos nossos sentidos, mas para isso, é preciso seguir por um caminho, que era o caminho da abstração.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке