Orientações Pós-operatórias - O Curativo da Abdominoplastia

Описание к видео Orientações Pós-operatórias - O Curativo da Abdominoplastia

A abdominoplastia é sem dúvidas uma das cirurgias que requer mais cuidados no pós-operatório. Tentarei passar um pouco das nossas rotinas pós-operatórias que sempre buscam um bom resultado e minimizam uma eventual complicação.

Muitos me perguntam porque uso gesso no pós-operatório imediato. Ficam curiosos, até mesmo no centro cirúrgico em hospitais que não operamos frequentemente. Afinal qual o objetivo do gesso? Diminuir chance de algum sangramento? (hematoma) conforto e segurança ao andar no primeiro dia?
Nada disso. Não fui eu que inventei e sim o Professor Pitanguy. Sigo rigorosamente o que aprendi com ele até hoje. O gesso é utilizado nas primeiras 24h para diminuir a formação de edema. A cirurgia do abdome cursa com muito inchaço no pós-operatório e é formado principalmente nessas primeiras 24h. As pacientes se sentem mais confortáveis e com menos dor e a recuperação é mais acelerada.

A Posição durante a abdominoplastia é muito importante para boa cicatrização. Operamos a paciente na posição de Fowler ou Semi-sentada ou a 45 graus com objetivo de retirar o máximo de excesso cutâneo possível. Por isso, pedimos a paciente ao deambular, para andar encurvada e, ao deitar, utilizar o triângulo com ajuda de uma almofada abaixo dos joelhos para manter o ângulo de 45 graus. Diminuímos assim a chance de migração da cicatriz superiormente, abertura dos pontos ou uma cicatriz ruim.

Outra curiosidade do curativo do abdome é o saco de arroz de 5kg. Parece um pouco “arcaico” mas utilizo de rotina. Entre um intervalo e outro da deambulação, peço para paciente, após a retirada do dreno, geralmente no 5-7 dia, para utilizar o saco de arroz de 5kg na posição horizontal. O saco de arroz, que no início pode causar um pouco de desconforto, serve como mecanismo de fisioterapia pós-operatória.Isso porque fazemos a amarração da musculatura ou a correção da diástase, o que pode dificultar um pouco a respiração nos primeiros dias. O peso do saco de arroz ajuda nesse processo. A outra função é semelhante a do gesso. Diminui muito o edema pós-operatório. Ele deve ser utilizado nos intervalos entre uma deambulação e outra. Curiosamente nossa incidência de seroma , uma complicação bastante frequente nessa cirurgia, é muito baixa. Acredito que o “saquinho” de arroz possa ter influência nesse processo.

Sobre o curativo do umbigo. Esse merece um destaque maior. objetivamos a nova cicatriz umbilical o mais natural possível. Não utilizamos moldes de silicone de rotina. O objetivo do curativo obviamente é cuidar da cicatriz mas também servir como um “molde”. A tendência da cicatriz umbilical é sempre “fechar"ou estreitar. Como é feito o curativo ?

* Fazer a assepsia da cicatriz umbilical com sabão bactericida e álcool 70
* Aplicar o Spray antisséptico
* abrir totalmente uma gaze estéril. Besuntar ou sujar toda gaze com a pomada antibiótica.
* enrolar a gaze sobre ela mesma . Fazer a “cobrinha de gaze”.
* introduzir gentilmente a gaze no orifício umbilical enrolando sobre ele mesmo, num processo de “cobrinha enrolada”
* O curativo está pronto.

OBS: deverá ser feito com a pomada antibiótica até o 21 dia. Após isso ele será “seco”(sem pomada) geralmente até o 3 ou 4 mês dependendo da paciente.

Espero que tenham Gostado!

Se tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários abaixo. Obrigado pela audiência!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке