A história do Halloween - Dia das Bruxas

Описание к видео A história do Halloween - Dia das Bruxas

Neste vídeo iremos falar um pouco sobre como surgiu o Halloween ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil
Essa festa é celebrada todos os anos no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em vários países, inclusive no Brasil.

O Halloween que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800, tendo origem do festival celta de Samhain que significa "fim do verão"
A festa durava três dias, tendo de início no dia 31 de outubro. Era comemorado pelos povos com fogueiras, o momento era uma homenagem ao "Rei dos mortos" e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
Os celtas acreditavam que, na época do Samhain, as barreiras existentes entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos deixavam de existir. Sendo assim, os mortos do último ano peregrinariam pela terra antes de irem para o seu destino final.
Os celtas, então, enchiam suas vilas com fogueiras e lanternas como forma de iluminar o caminho para que os mortos pudessem encontrar esse destino. As luzes também visavam manter afastados os maus espíritos que pudessem querer fazer algum mal a quem estivesse vivo e uma grande festa era realizada como forma de homenagear seus mortos e de celebrar as colheitas que os sustentariam durante o inverno.
Halloween surgiu por meio da fusão de elementos da cultura pagã dos celtas com elementos introduzidos pelos cristãos
As práticas eram pagãs, e a estratégia da igreja Católica foi ressignificar os elementos e práticas dessas culturas transformando-as em cristãs
Originalmente, a Igreja possuía uma festa conhecida como Dia de Todos os Santos, comemorada em maio e o século VIII, o papa Gregório III decidiu transferir-la para 1º de novembro, como um momento de celebração e respeito aos mortos.
Os cristãos então começaram a utilizar os mesmos elementos da festa pagã passando a usar fogueiras para afastar “práticas demoníacas” e crianças começaram a ir de casa em casa realizando orações pelas almas dos que estavam no purgatório. Em troca, essas crianças recebiam um bolo chamado soul cake.
A festa chegou aos EUA só em meados do século XIX, quando houve uma grande migração de irlandeses para lá.
No começo do século XX, o Halloween começou a ganhar importância nos EUA e absorveu práticas tradicionais dos britânicos, mas também adicionou outras com o tempo.
Atualmente, o Halloween é uma das festas mais importantes nos Estados Unidos, mobiliza milhões de pessoas e espalhou-se pelo mundo sendo comemorado em vários países, inclusive no Brasil.
A crianças se fantasiam para sair de porta em porta atrás de doces, espalhar pela casa enfeites e adereços "assustadores", ou de participar de festas a fantasia.
Dentre os símbolos podemos citar:
Monstros: No Samhain, os celtas acreditavam que espíritos malignos poderiam aproveitar-se da passagem dos mortos pela terra para fazer mal aos humanos.
Fantasias e máscaras: Nas vilas era costume ir de casa em casa pedir uma contribuição para realizar a festa. Como os celtas acreditavam que espíritos maus estavam vagando pela terra, eles usavam máscaras para não serem reconhecidos por eles.
Abóboras: O uso de abóboras durante o Halloween passou a acontecer nos Estados Unidos, mas inspirou-se em uma tradição irlandesa. Os irlandeses esculpiam um tipo de nabo com expressões macabras para afastar os maus espíritos, conforme os celtas praticavam o Samhain. Como nos EUA a uma grande disponibilidade de abóbora esse fruto começou a ser utilizado em vez de nabo.
Lanternas e fogueiras: As fogueiras e lanternas eram formas de conduzir os mortos a seu destino final e afastar os maus espíritos.
O Halloween no Brasil foi introduzido em meados do século XX e popularizou-se nas últimas décadas, principalmente por conta da internet. Aqui são realizadas, principalmente, festas para adultos fantasiarem-se, embora em algumas escolas sejam realizadas festividades do tipo para crianças.
Algumas críticas à implementação de uma festa da cultura norte-americana e britânica no cenário cultural brasileiro começaram a aparecer e houve até uma movimentação política que transformou o 31 de outubro no Dia do Saci. Isso foi uma forma de fazer a cultura brasileira, representada pelo nosso folclore também ser valorizada.
Atualmente o halloween conserva pouco de sua origem, mas, apesar de ter ganhado nova roupagem, dá oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias.
Ele permite subverter normas sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado sombrio do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja esse o motivo de sua grande popularidade.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке