DERMATITE ATÓPICA - Como identificar, o que pode causar e piorar? Aprenda mais

Описание к видео DERMATITE ATÓPICA - Como identificar, o que pode causar e piorar? Aprenda mais

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma inflamação da pele caracterizada por secura da pele e aparecimento de placas e bolhas muito pruriginosas, que podem levar à formação de crostas.

A dermatite atópica é um processo inflamatório crônico que pode estar associado a outras atopias, como bronquite, asma e rinite. Os sintomas são, geralmente, coceiras e lesões avermelhadas. 

Os sintomas da dermatite atópica podem acontecer a qualquer pessoa, mas são mais comuns em bebês e crianças com menos de 5 anos. Geralmente é uma condição de longo prazo (crônica), embora possa melhorar significativamente, ou até desaparecer completamente, em algumas crianças à medida que envelhecem.

Esta inflamação da pele tem origem multifatorial e não é contagiosa.

Os locais mais acometidos variam de acordo com a idade, sendo mais comuns nas dobras dos braços e joelhos, podendo também aparecer nas bochechas e próximo às orelhas dos bebês, ou no pescoço, mãos e pés dos adultos.

Os sintomas podem surgir em várias áreas do corpo ao mesmo tempo e podem aparecer nos mesmos locais e em novos locais. A aparência e a localização da erupção variam dependendo da idade; no entanto, a erupção pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Apesar de não ter cura, a dermatite atópica pode ser tratada com anti-inflamatórios em pomada ou comprimidos, conforme orientação do dermatologista, e com hidratação da pele. Também é importante identificar o fator responsável por estimular os sintomas.

A chance de desenvolver dermatite atópica é maior se houver histórico familiar da doença, o que sugere que a genética pode desempenhar um papel na causa.


DIAGNÓSTICO DA DERMATITE ATÓPICA

O diagnóstico do eczema considera o prurido, localização das lesões, história familiar e associação com outras atopias.

TRATAMENTO DA DERMATITE ATÓPICA

O tratamento da dermatite atópica começa com os cuidados com a pele, que costuma estar seca. Por isso, é importante tomar banhos rápidos, não muito quentes, com pouca aplicação de sabonete e aplicar cremes hidratantes.

Se necessário, a critério do médico assistente, podem ser indicados os seguintes medicamentos: corticosteroides tópicos, imunossupressores e anti-histamínicos. Os antibióticos só devem ser usados quando há uma infecção bacteriana.

#dermatite #dermatologia #eczema

------------------------------------
Gostou do vídeo? Deixe seu like.

Clique em Inscrever-se para receber vídeos novos toda semana

Até mais!

Aviso Legal

As informações contidas nos vídeos não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico.

A Medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados nos Artigos Científicos mais recente até a data.
De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.

—————————————————————————————
Dra. Juliana Toma - CRM-SP: 156490 - RQE 65521
Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatolgia
Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês. Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA

Комментарии

Информация по комментариям в разработке