#QuestaoSocial_Sesc

Описание к видео #QuestaoSocial_Sesc

Com consequências práticas perceptíveis, o discurso presente na mídia no que se refere à questão das drogas segue estimulando estigmas e estereótipos em relação a certos hábitos e grupos sociais, conectando-os ao crime, violência e degeneração, ao mesmo tempo em que incentiva o medo e ações duras de punição por parte do Estado.

Numa análise importante sobre o lugar e os resultados deste discurso, fundamental para o alcance e no direcionamento do debate público, Fernanda Mena demonstra como os meios de comunicação, motivados por interesses políticos e econômicos, deixam de informar que os maiores problemas sociais e de saúde relacionados ao consumo de drogas estão no uso de drogas lícitas, como o álcool, e têm origem em problemas mais amplos, como a desigualdade social.

Fernanda Mena é jornalista, mestre em Sociologia e Direitos Humanos e doutora em Relações Internacionais. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Direitos Humanos, Política Internacional e Política de Drogas. 

Por que falar em drogas?

Há um grande caminho a ser percorrido pelo debate público a respeito da temática das drogas, seus usos e políticas. A presença deste tema na mídia é marcada, historicamente, por discursos pautados na criminalidade, punição e moralismo. Levando em conta o foco que as cenas de uso de drogas da região central da cidade de São Paulo tiveram nestes debates, seja por conta de grandes projetos urbanísticos, ou pela ampla discussão entre governos, movimentos sociais e pesquisadores acadêmicos, é fundamental refletir sobre a relação que construímos, como sociedade, com o uso e proibições das drogas.

Saiba mais em sescsp.org.br/questaosocial

#QuestaoSocial_Sesc #ProgramaçãoSescSP #batepapo #humanidades #SescSP #SescBomRetiro #SescCarmo #SescPqDomPedroII

Комментарии

Информация по комментариям в разработке