Como dar nome às projeções radiográficas veterinárias?

Описание к видео Como dar nome às projeções radiográficas veterinárias?

Como dar nome às projeções radiográficas veterinárias?

Quando colocamos um paciente em decúbito lateral direito na mesa da sala de exame e fazemos uma imagem do tórax, qual o nome correto desta projeção radiográfica?
Laterolateral direita; laterolateral esquerda; lateral esquerda - lateral direita?

Nomear as projeções radiográficas é simples mas para isso precisamos retomar o conceito de planos e eixos que vem lá da anatomia.

Quando traçamos os eixos e planos das diferentes regiões do corpo do animal é como se as transformássemos em paralelepípedos de 6 faces. E as projeções radiográficas são nomeadas considerando essas faces, seguindo a regra: face que entra seguida da face que sai o feixe de raios-X.

Para facilitar o entendimento vamos dividir o corpo do paciente nas seguintes regiões: tronco (que inclui do pescoço até a pelve), crânio, membros e extremidade dos membros.

No tronco temos as faces: dorsal e ventral; lateral esquerda e lateral direita; e cranial e caudal. Assim sendo, as possibilidades de projeções radiográficas são dorsoventral, ventrodorsal, e laterolaterais. As laterolaterais serão diferenciadas referenciando o decúbito em que o paciente está na mesa. Dessa forma, aquela projeção do começo do vídeo é a laterolateral em decúbito direito.

No crânio, as faces são: dorsal e ventral; lateral direita e esquerda; e rostral e caudal. Assim como no tronco, temos as mesmas projeções possíveis: dorsoventral, ventrodorsal e laterolaterais. Mas ainda é possível realizar a projeção rostrocaudal.

Nos membros, que vão das escapulas ao carpo, e da coxofemoral ao tarso, temos as seguintes faces: cranial e caudal; lateral e medial; e proximal e distal. Desta forma, as incidências radiográficas mais comuns são: craniocaudal, caudocranial e mediolateral. Também é possível fazer a lateromedial em casos onde apoiar a face lateral do membro em estudo na mesa não é possível por conta de uma ferida ou um fixador ortopédico. Mas lembre-se que a distância do membro em relação ao filme radiográfico irá gerar magnificação da imagem.

Por último, na extremidade dos membros as faces passam a ser: dorsal e palmar (membro torácico); dorsal e plantar (membro pélvico); medial e lateral; e proximal e distal. Por isso, na extremidade as projeções são corretamente nomeadas como dorsopalmar, palmarodorsal, dorsoplantar, plantarodorsal e mediolateral.

Ainda há projeções oblíquas e tangenciais, mas essas serão abordadas especificamente nos vídeos de posicionamentos das diferentes regiões.

--

Esse é o canal YouTube ‘imagem.vet – Telerradiologia Veterinária’.
Somos a Gabriela, o Cazé e o Eduardo. A turma por trás da imagem.vet.
Pioneiros na telerradiologia veterinária no Brasil, temos o objetivo de auxiliar na promoção da saúde dos animais ao difundir diagnóstico de qualidade, ético, de forma transparente e ágil, com a quebra da barreira física da distância, utilizando ferramentas digitais e tecnológicas sempre atuais.

O YouTube se torna a nossa maneira de compartilhar gratuitamente tudo que sabemos para que a qualidade de vida de nossos pequenos companheiros ajude na qualidade de vida de nós mesmos.
Aguardamos sua inscrição em nosso canal YouTube e o envio de suas imagens médicas (radiográficas, tomográficas ou traçados de eletrocardiografia) para que possamos realizar o laudo remotamente, reduzindo os custos em sua clínica veterinária.

www.imagem.vet
Vídeos novos todos os meses.

Direção criativa do canal: Ari Hollaender
  / hollaender  

Canção
'Arpy', de Dan Henig

Комментарии

Информация по комментариям в разработке