Como o fotômetro funciona? Entenda de uma vez por todas a escala do diafragma
Vamos entender em detalhes sobre os modos de funcionamento de um fotômetro para flash e luz contínua e também como interpretar a escala do diafragma.
Luz incidente x luz refletida
Qual a diferença entre fazer a medição entre luz incidente e luz refletida?
Quando usamos o fotômetro das nossas câmeras, estamos fazendo uma medição TTL, ou seja, através das lentes. A luz ilumina o assunto que queremos fotografar, o assunto reflete a luz, que passa pelas lentes e atinge o fotômetro da câmera, que por sua vez vai indicar um valor de medição.
Isso é o que chamamos de medição por luz refletida.
Já na medição por luz incidente a medição é feita em relação à fonte de luz, medindo assim a sua incidência sobre o assunto.
A vantagem de se fazer esse tipo de medição é que ela não exige que se faça a compensação da exposição, comum na medição por luz refletida, ou TTL.
Entendendo a escala do diafragma
Primeiramente, vamos entender como interpretar os valores da escala do diafragma, pois isso é essencial para podermos compreender como o fotômetro funciona.
Os valores do diafragma estão divididos em intervalos de 1 EV, ou seja, a cada ponto na escala nós dobramos a quantidade de luz quando abrimos o diafragma e diminuímos a luz pela metade quando o diafragma fecha.
Entre os valores inteiros, o fotômetro cria frações de 1/10 de EV para um intervalo mais preciso. Dessa forma podemos perceber a mínima variação na iluminação.
Para transportar o valor da leitura do fotômetro para a sua câmera, você deve fazer a relação de 0,3 = 1/3 de EV e 0,7 = 2/3 de EV.
Você pode usar a imagem abaixo como referência:
https://lenteselentilhas.com.br/wp-co...
Como o fotômetro funciona no modo de medição de luz contínua
Para entender o funcionamento do fotômetro no modo luz contínua, basta selecionar o tempo de exposição e o ISO desejado. Ao pressionar o botão de medição, o fotômetro vai indicar o diafragma ideal.
Após a primeira medição, se desejar alterar o tempo de exposição e o ISO, o fotômetro vai compensar o valor do diafragma sem a necessidade de se fazer uma nova medição.
Funcionamento do fotômetro no modo Flashmeter
Para fazer a medição do flash existem dois modos diferentes:
Medição não sincronizada
Nesse modo de medição, ao se pressionar o botão de medição, o fotômetro vai aguardar o sinal do flash e, logo em seguida, realizar a medição. Caso o flash dispare novamente, o fotômetro vai fazer uma nova medição, sem a necessidade de se pressionar novamente o botão.
Caso desejar alterar o ISO, o fotômetro já vai compensar o diafragma equivalente sem a necessidade de se fazer uma nova medição.
Se o tempo de exposição for alterado, então a indicação de leitura vai zerar e o fotômetro vai aguardar outro disparo do flash para fazer uma nova medição, pois ele leva em conta a luz do ambiente junto com a do flash.
Medição sincronizada
Nesse modo, o fotômetro funciona da mesma forma como descrito anteriormente. A diferença está no uso do cabo de sincronismo.
Com o cabo de sincronismo conectado ao fotômetro e ao flash, no momento em que se pressiona o botão de medição, o fotômetro envia o sinal de disparo para o flash, fazendo assim uma medição sincronizada.
Dessa forma você aprendeu como o fotômetro funciona e como interpretar a escala do diafragma para obter sempre a fotometria perfeita nas suas fotos.
Conheça também nossas outras páginas:
https://linktr.ee/lenteselentilhas
Информация по комментариям в разработке