Audiência Militares de Resistência à Ditadura: Osni Geraldo Santa Rosa

Описание к видео Audiência Militares de Resistência à Ditadura: Osni Geraldo Santa Rosa

A Comissão Nacional da Verdade e a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" realizaram audiência pública com depoimentos de militares que resistiram à ditadura e são testemunhas do assassinato sob torturas de outros militares no DOI-CODI do II Exército, em São Paulo.

O tenente-coronel Osni Geraldo Santa Rosa integrava a Guarda Civil, força policial que foi unida à Força Pública para a criação da Polícia Militar, na qual iniciou carreira como sargento. Homem de esquerda, foi preso duas vezes, em 1970 e em 1975. Em ambos os processos, ele foi absolvido.

Na prisão, em 1975, ele se deparou com o coronel José Maximino de Andrade, "ele levantou a calça e me mostrou a perna ferida. Ele apertou a batata da perna da perna esquerda, e (onde ele apertou) não voltava à posição normal e me disse: 'Eles vão me soltar, mas eu não vou chegar vivo em casa'.". A previsão da vítima estava certa: Maximino morreu logo depois de ter sido liberado em decorrência das torturas que sofreu no Doi-Codi.

Data: 22/11/2013

Edição:Flávio Moraes (CNV)
Vinheta: Thiago Dutra Vilela (CNV)
Trilha Sonora da Vinheta: Gustavo Lyra (http://abre.ai/dayone)
Arte do canal: Paula Macedo e Isabela Miranda (CNV)
Captação de imagens e áudio: Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке