História e Jogo da Capoeira Regional ✡️ Fonte Grupo Estudos da Regional - Legendas

Описание к видео História e Jogo da Capoeira Regional ✡️ Fonte Grupo Estudos da Regional - Legendas

A turma de Bimba!! Esse vídeo histórico recebeu tratamento de imagem e som e ainda acrescentamos como em muitos vídeos nossos a identificação dos personagens presentes e informações sobre o material, claro que pode carecer de mais acréscimos, mas isso deixamos por conta dos comentários aos vídeos, pois é o que deixa mais rico cada vídeo nosso. A data é 1968 (finalização da edição) porém as filmagens possam ter ocorrido em 1967, esse é um trecho de um documentário da TV francesa INA.fr e que vai até ao Pelourinho registrar essa preciosidade histórica para nosso estudo da capoeira. Mestre Bimba senta no banco e inicia o toque de cavalaria em quanto a Câmara registra os quadros das turmas de formados da Capoeira Regional, fotografias provavelmente de apresentações e jogos de capoeira, para além dos famosos cartazes menos próprios, mas normalizados para a época, podemos ver captados pela câmara ainda, alguns berimbaus pintados pendurados na parede. Com a presença apenas de um único berimbau, sem acompanhamento de pandeiros o ritmo do início da roda é em São bento Grande da Regional, é de se notar a indumentária (roupas) que os capoeira utilizam, com ou sem camisa e utilizando caças e calçados do dia a dia, notamos a entrada de Atelino, o relâmpago da Capoeira (Existe um livro lançado pelo Mestre Itapoan com uma longa entrevista com o mesmo), Atelino adentra a academia e atravessa a roda, nota-se seu grau de importância quando vemos o Mestre saci prontamente levantando-se e cedendo o lugar para ele, que desse momento em diante seguirá ao lado do Mestre Bimba (Notamos hierarquia? ) Segue-se o corrido "Oi sim, sim, sim, oi não, não, não"…
Seguem para o pé do Berimbau Saci e Prada, eu já havia ouvido nos dias de hoje, falarem que na Regional não existia agachamento para sair para o jogo, não é o que o vídeo mostra, no entretanto vamos esperar que alguém nos explique essa "contradição" aqui nos comentários ao vídeo. Na academia vemos dois círculos pintados no chão, um menor no centro e um maior em volta, os dois nas mesmas cores. Sentado ao fundo no lado direito do Mestre vemos o Mestre Gigante de óculos escuro e fumando. Na segunda volta vemos um jogo acompanhado somente pelo berimbau sem o palmeado. Quem está jogando é Baiano Anzol (calça preta, que leva uma cabeçada) com ..? - Mestre Baiano Anzol afirma que: " Nessa gravação deram uma meia lua que acertou a câmara e levaram dois meses pra trazer outra lente e continuar o trabalho de gravação" (Texto do Mestre em seu Youtube). Quando começa a terceira volta, Atelino entra com o “bode” (pandeiro) para acompanhar o berimbau, começando atravessado fazendo com o que o Mestre o acompanhe com o berimbau, ficando unicamente um berimbau e um pandeiro. O Mestre Bimba começa seu corrido, “Oi, Sim, Sim, Sim, Oi Não, Não, Não”... e agora já com participação no coro, das suas “pastoras”, entre elas sua mulher Dona Alice. O palmeado se dar no rito Ijexá (1, 2, 3) e na palma de terreiro. O corrido muda para “Vou dizer a meu senhor, que a manteiga derramô” e vê a terceira dupla para o pé do berimbau, Camisa Roxa e Saci. Ao fundo, atrás do Mestre, em pé, vemos o Mestre Piloto, e próximo a eles sentado no banco com uma camisa branca o Dr. Decanio. "acredito" que a fonte de pesquisa foi Grupo de Estudo Regional Baiana (Whatsapp) - ADM - Leco/Laecio Souza.
Fonte primária: https://fresques.ina.fr/danses-sans-v...
#capoeira #capoeiraregional #mestrebimba
📺 Valorize essa ideia, são centenas de vídeos de acesso público, são centenas de horas de trabalho, apoie, seja patrono com apenas 1,99€ ou 10Reais p/ mês se escrevendo no Clube de membros do nosso 🎥 Canal Youtube 👉🏾    / @museudacapoeira  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке