Quase 30% dos mandados de prisão expedidos de SP são por falta de pagamento da pensão

Описание к видео Quase 30% dos mandados de prisão expedidos de SP são por falta de pagamento da pensão

SE ESCREVA NO CANAL
Mais de um quarto dos mandados de prisão expedidos pela Justiça de São Paulo são por falta de pagamento de pensão alimentícia. Segundo a Divisão de Capturas da Polícia Civil, muitos desses mandados ainda não foram cumpridos porque o devedor está foragido.
Dados obtidos pela GloboNews via lei de acesso à informação indicam que, dos 105.312 mandados expedidos até o fim de maio em todo o estado, 28.051 foram por falta de pensão (ou 26,6%).
A capital concentra um terço de todas as ordens de prisão deste tipo emitidas no estado: 8.955.
A Divisão de Capturas informou que, neste ano, cumpriu quase metade de todas as ordens de prisão por dívidas de pensão alimentícia no estado. “A dificuldade seria não conseguir localizar o indivíduo imediatamente, mas isso não quer dizer que ele não será preso. Nós continuamos com os trabalhos de inteligência até a sua localização”, disse o delegado Edson Jorge Aidar.
Desemprego
O desemprego, que muitas vezes é a situação de alguns pais que não podem pagar, precisa ser comprovado na Justiça. “Vai ser caso a caso. O juiz vai analisar se aquela justificativa é suficiente para não expedir o mandado de prisão e continuar só a execução por outros meios”, disse a advogada Ana Luisa Borges, especialista em direito de família.
A busca pelo pagamento da pensão alimentícia para os filhos é comum em todas as classes sociais. O caminho natural de quem não pode pagar um advogado acaba sendo o da Defensoria Pública. Em uma unidade da Zona Sul, 80% dos casos da Vara da Família são de cobrança de pensão e a maioria acaba em pedido de prisão do devedor.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке