Exploramos o mito da aliança defensiva da OTAN, sua origem e como suas intervenções recentes questionam seu propósito original. Entenda os riscos geopolíticos de pensar nela apenas como defesa.
[17:00-17:32]
É o fim do mito da aliança defensiva da OTAN, essa declaração. E nessa parte, eu concordo com ela. Vamos lembrar que a OTAN, ela foi criada como aliança de defesa em 1949. A ideia era os Estados Unidos proteger, num contexto de guerra fria, os países capitalistas que tinham alinhamento com o seu tipo de pensamento ali. Então tinha Estados Unidos, Canadá, os países da Europa Ocidental. E aí, caso houvesse algum tipo de ataque de algum país do socialismo soviético, todos os membros da aliança, inclusive os Estados Unidos, protegeriam.
[17:32-18:04]
poderiam defender o país que foi atacado, principalmente se houvesse a convocação do artigo 5º da Constituição da OTAN. A OTAN, de fato, fato mesmo, ela foi utilizada na década de 90, na guerra, por exemplo, da Iugoslávia, da Sérvia contra a Bósnia, e aqui sem defender a Sérvia, o que o Slobodan Milosevic fez foi horrível, houve as denúncias agora de abuso contra os direitos humanos, até safário humano, não estou defendendo esse tipo de atrocidade, claro. Mas Sérvia e Bósnia, nenhum dos 2 países faziam parte ou tinham relações com a OTAN.
[18:04-18:35]
O que a OTAN foi meter o bedelho na região? Fora que a OTAN falou que atacou a região. Não houve nenhum ataque contra o membro da OTAN para que ela fizesse algum tipo de resposta. Quando começa a primavera árabe, a OTAN também se mobiliza e interfere, por exemplo, na Líbia, na Líbia de Mamar Kadhafi, e +1 vez não estou defendendo Mamar Kadhafi, mas é fato que a Líbia era o país que tinha uma das maiores riquezas do continente, um dos maiores IDHs, e com a prerrogativa que era um ditador, assim como vários outros também do Oriente Médio, houve uma intervenção estrangeira.
A OTAN, a Líbia não faz parte da OTAN, que a ação defensiva é essa, que é feita contra o Mamar Kadhafi, entende? Então sim, cara, existe o risco, ou existe uma clareza que a OTAN não é mais só uma aliança de defesa. E +1 vez ressalto, isso não quer dizer que eu estou defendendo a Rússia, porque a Rússia também sim tem graves problemas, né? Mas a ideia é que pensar na OTAN como uma aliança de defesa, talvez você possa incorrer num erro histórico e geopolítico.
Além disso, esse final de semana, na Flórida, tivemos uma reunião entre lideranças da Ucrânia e lideranças dos Estados Unidos.
Информация по комментариям в разработке