Cultne registrou em 19 de julho de 2019 com imagens, sonorização e edição de Pedro Oliveira, Gabriel Torraca e Filó Filho a roda de samba do grupo feminino Moça Prosa no Largo São Francisco da Prainha, na Pequena África, centro do Rio de Janeiro.
Grupo Moça Prosa
Originado das rodas de samba da Pedra do Sal , o grupo Moça Prosa é um movimento de samba feminino que se estabeleceu na histórica região da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em 2012.
Moça Prosa é uma roda de samba de MULHERES que nasceu de uma oficina na Pedra do sal, criada por Wagner Silveira em 2012.
A primeira roda de mulheres que nasceu na Pedra do sal e se estabeleceu na região portuária do RJ e hoje se mantém produzida, idealizada, pensada, construída e tocada por mãos femininas, na rua. Gerando trabalho e renda mensal para artesões, trabalhadores e artistas locais. Movimentando a economia, trazendo famílias, abordando temas como: racismo, diversidade, luta antimanicomial, resgatando as memorias das mulheres que contribuíram e ainda contribuem para nossa cultura, além estimular outras mulheres a ocuparem espaços públicos tocando e cantando samba. Acreditamos no samba e na linguagem da rua como forma de estabelecer um novo momento para sambistas cariocas.
Um sonho que virou realidade, das atuais rodas de samba da Pedra do Sal acontece o encontro da amizade e do amor à música. Com dedicação ao aprendizado nasce o Grupo Moça Prosa, roda de samba que presta uma homenagem a todas as mulheres compositoras e intérpretes do samba.
O batuque das prosas relembra grandes poetas, cantoras, compositoras de ontem e hoje, por meio do movimento pela cultura popular carioca. O Grupo Moça Prosa realiza um encontro mensal, em todo primeiro domingo, para celebrar a amizade e o amor pelo samba, recebendo os amigos na roda de samba misturando sambas antigos aos atuais. Em nossa roda resgatamos músicas compostas e interpretadas por grandes nomes do samba feminino como: Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione, Elizeth Cardoso, Aracy de Almeida, Dolores Duran, entre outras. Celebramos o samba atual prestigiando o trabalho das sambistas Mariene de Castro, Luiza Dionízio, Tereza Cristina, Ana Costa, e outras. O samba do Grupo Moça Prosa chegou para exaltar a importância e a influência feminina dentro do cenário musical brasileiro passado e presente.
Информация по комментариям в разработке