Seja apoiador deste canal e ganhe benefícios:
https://apoia.se/comoamentefunciona
Em vários estudos psicológicos já foi constatado que homens e mulheres diferem, em média, em algumas características. Por exemplo, quando falamos de traços de personalidade, uma das diferenças é que mulheres possuem propensão a ter maiores níveis de extroversão. A respeito de habilidades cognitivas, mulheres tendem a ter, em média, melhores capacidades verbais, e homens melhores capacidades visuoespaciais, como rotacionar mentalmente um objeto.
Bom, uma das explicações comumente levantadas nesses casos é que as diferenças nascem socialmente, à medida em que as pessoas ao redor incentivam mulheres a ser mais extrovertidas e mais comunicativas, enquanto encorajam os homens a treinarem o raciocínio espacial. Sendo assim, poderíamos supor que aquelas sociedades com maiores níveis de igualdade de gênero seriam também aquelas em que as diferenças nos comportamentos entre homens e mulheres seriam menos visíveis, certo?
Pelo contrário. O que as pesquisas têm encontrado é que, na verdade, quanto mais igualitário é o país, maiores são as diferenças observadas nos comportamentos dos dois sexos. Esse achado foi tão surpreendente que ganhou o nome de Paradoxo da Igualdade de Gênero, e é sobre ele que vamos falar no vídeo de hoje.
REFERÊNCIAS
Pinker, S. (2010). O paradoxo sexual: hormônios, genes e carreira. Rio de Janeiro: Best Seller.
Schmitt, D. P., Long, A. E., McPhearson, A., O'Brien, K., Remmert, B., & Shah, S. H. (2017). Personality and gender differences in global perspective. International Journal of Psychology, 52, 45-56.
Stoet, G., & Geary, D. C. (2020). The gender-equality paradox is part of a bigger phenomenon: Reply to Richardson and colleagues (2020). Psychological Science, 31(3), 342-344.
Информация по комментариям в разработке