Fatores que impulsionam o mercado de arte e o que você precisa fazer para vencer

Описание к видео Fatores que impulsionam o mercado de arte e o que você precisa fazer para vencer

Não existem regras estabelecidas para a avaliação de obras de arte. As flutuações dos preços são contínuas e imprevisíveis, pois são condicionadas por uma série de variáveis ​​capazes de contrariar todos os cenários possíveis (Besana 2003).

Não surpreende que Baumol (1986) descreva os preços das obras de arte como um “floating crap game”. Isso se deve ao fato de que os preços não são ancorados a qualquer elemento objetivo e, portanto, podem flutuar de forma imprevisível com base em mudanças não observáveis ​​nos gostos do consumidor (Zorloni 2013).

Os critérios que determinam o valor das obras de arte podem referir-se ao artista e à sua obra. Com referência ao primeiro critério, um elemento importante é constituído pela reputação do artista, que consiste na persona que ele adota, cujo movimento mais amplo é uma expressão, e sua nação de origem.

A reputação pessoal é extremamente importante, gerando um valor muito alto para obras de arte de artistas considerados estrelas e gerando um mercado de lixo para aquelas de autenticidade duvidosa, que podem ser semelhantes em aparência a obras autênticas.

A reputação é construída a partir das informações fornecidas por historiadores, críticos, curadores e marchands de arte; essa informação resulta na criação da marca do artista.

No mundo da arte contemporânea, as atividades de branding levaram à criação de marcas fortes, que vão de marchands a marcas de museus, e de marcas de casas de leilões a marcas de colecionadores, não a menção, claro, de marcas de artistas.

Com o declínio dos critérios tradicionais de julgamento, que se baseiam na qualidade técnica e, portanto, são verificáveis ​​em parâmetros ditados pelas academias, a avaliação da produção artística, particularmente a produção contemporânea, passou a depender cada vez mais de estratégias refinadas de mercado, tornando o valor agregado advindo da marca do criador progressivamente mais importante do que o valor intrínseco de sua obra.

A valorização de pintores, como o afro-americano Jean-Michel Basquiat, que morreu de overdose, o grafiteiro Keith Haring, que morreu de AIDS, ou Jeff Koons, ex-parceiro de uma estrela pornô que ele elegeu como sua musa, cresceu proporcionalmente às provocações ou mitos que os artistas criaram em torno de si.

Como o próprio Koon teorizou: em um mundo onde tudo é baseado em dinheiro, o preço faz uma obra de arte. Sobre as fontes do artista, Rosen (1981) abordou esse tema do ponto de vista teórico, e Adler (1985) do ponto de vista empírico.

O modelo Superstar de Rosen explica a renda dos artistas em função de seu talento. O objetivo do modelo é explicar por que os relativamente poucos artistas que ganham enormes somas de dinheiro dominam o mercado por meio das atividades que realizam.

Segundo Rosen, pequenas diferenças de talento determinam grandes diferenças de ganhos: “os vendedores de talentos mais altos cobram preços apenas um pouco mais altos do que os de menos talentos, mas vendem quantidades muito maiores; seus maiores ganhos vêm principalmente da venda de maiores quantidades do que da cobrança de preços mais altos”.

Esse modelo foi utilizado por Adler (1985) para explicar por que o consumidor de arte não é propenso a um consumo variado, mas prefere se concentrar em alguns grandes artistas. Ainda segundo Adler, a existência de celebridades não deriva da diferenciação de talentos, mas da necessidade dos consumidores de ter uma cultura e símbolos comuns para compartilhar. A criação de uma estrela, que é a transformação de um artista em um símbolo, começa quando cada consumidor seleciona aleatoriamente um novo artista para adicionar à sua cesta de um grupo de artistas igualmente talentosos.

A vantagem inicial permite que o artista selecionado se torne popular e, como os consumidores precisam de uma cultura e símbolos para compartilhar, outros consumidores, por sua vez, começarão a se interessar e a comprar as obras de arte do artista.

Veja o texto completo no link: https://www.arteindex.com/blog/fatore...

Se você acha que está pronto para se profissionalizar no mundo da arte, aqui está o link de pré-cadastro para o curso Art Business: https://bit.ly/cursoartbusiness
--------------------

⤵ ️ Deixe o seu comentário abaixo dizendo o que você achou deste vídeo!

📱Nos acompanhe nos demais canais:

1️⃣ Instagram:   / arte.ref  
2️⃣ Portal de arte: https://arteref.com/
3️⃣ Podcast: https://anchor.fm/art-talks
Instagram:   / paulvarella  
Instagram:   / thais.de.al.  .

💻 Exponha suas obras no Arteref:
https://arteref.com/sou-artista-como-...

📷 Amplie imagens sem perder a qualidade e transforme fotografias em quadros em nosso Laboratório: https://instaarts.com/

Комментарии

Информация по комментариям в разработке