OS DESAFIOS NOS PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS E ORIENTAÇÕES DA UNIÃO AFRICANA

Описание к видео OS DESAFIOS NOS PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS E ORIENTAÇÕES DA UNIÃO AFRICANA

No passado dia 21 de maio, o grupo de trabalho do eixo QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR promoveu a sessão OS DESAFIOS NOS PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS E ORIENTAÇÕES DA UNIÃO AFRICANA, tendo como oradora Maria de Lourdes Machado-Taylor (Universidade Lusófona e CIPES, Portugal). A moderação ficou a cargo de Nobre Roque dos Santos (Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique) e os comentários a cargo de João Dias (Presidente do Conselho de Administração da ARES – Agência Reguladora do Ensino Superior, Cabo Verde) e Jesus A. Tomé (Diretor Geral do INAAREES - Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, Angola).
Adolfo Ignacio Calderón (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil) assume a coordenação e Margarida Mano, enquanto presidente da Direção da FORGES, fará a abertura da sessão.

A educação, e o ensino superior em particular, são fundamentais para uma economia global, que exige elevados níveis de competências uma preparação académica cada vez mais aprofundada e conhecimentos por parte da sua força de trabalho e dos seus cidadãos em geral. O mundo está a mudar a um ritmo exponencial e as instituições de ensino superior (IES) estão a ser confrontadas, no século XXI, com um elevado número de responsabilidades.
Esta apresentação argumenta o papel que a implementação dos sistemas de qualidade pode desempenhar na melhoria do ensino superior nos países lusófonos africanos. Argumenta que a qualidade das IES é fundamental para avançar em direção a um novo contrato social no setor, perseguir uma agenda de modernização do ensino superior como um direito humano e um bem público; e alcançar maior eficácia na abordagem dos principais desafios relacionados com equidade, qualidade, sustentabilidade e a estratégia de desenvolvimento de longo prazo de níveis superiores da Educação. O ensino superior precisa abraçar o conceito de qualidade de uma forma sistemática. Hoje, a criação de sistemas nacionais de garantia da qualidade, dentro das instituições de ensino superior requer atenção crescente. Analisamos o alinhamento relacionamento entre esta conceituação e as orientações da União Africana. Cabe a todos no ensino superior desenvolver processos e modelos de gestão, confiável e capaz de orientar uma instituição de forma proativa para o futuro.



FORGES — Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Facebook:   / assforges  
Instagram:   / associacaoforges  
LinkedIn:   / associacaoforges  
Website: https://www.aforges.org/

Комментарии

Информация по комментариям в разработке