SONDAGEM SPT NA PRÁTICA. COM INTERPRETAÇÃO DO RELATÓRIO!

Описание к видео SONDAGEM SPT NA PRÁTICA. COM INTERPRETAÇÃO DO RELATÓRIO!

AGENDE UMA CONSULTORIA:
https://forms.gle/uu2j22sokNfaETcX7

SIGA A RVCAST: https://open.spotify.com/show/5mmmgJX...

INSTAGRAM (@rvconstrucoesepericias):   / rvconstrucoesepericias  

WhatsApp: (13) 99674-3763

E-mail: [email protected]

Site: www.rvconstrucoesepericias.com.br

SONDAGEM SPT

O SPT, do inglês Standard Penetration Teste (Ensaio de Penetração Padrão), é o ensaio mais realizado no solo antes do projeto de fundações ou obra de escavações, que tem por finalidade estudar e conhecer o solo que a obra irá desenvolver-se.

Seu custo é muito baixo perante os problemas que a obra pode ter se não realizar uma sondagem. Varia apenas de 1 a 2% do custo total da obra.

O ensaio é realizado através de perfurações verticais no maciço de solo, os chamados furos de sondagem. Sendo:
No mínimo 2 furos;
Até 1200m²: 1 furo para cada 200m²;
Entre 1200m² e 2400m²: 1 furo para cada 400m²;
Distância máxima de 100m;
Os furos não devem estar alinhados;
Realizar furos próximos aos extremos da área.

Esses furos são realizados através de um trado helicoidal com trépano, que tem por finalidade desagregar o solo para retirar as amostras. Além disso, conta com um tubo de revestimento com hastes rosqueadas para a coleta do solo. Com o avanço dessa tradagem, novos segmentos de solo são adicionados tanto na haste como no tubo de revestimento. De primeiro momento, realiza-se uma análise tátil-visual e, em seguida, as amostras são analisadas em laboratório para a elaboração do relatório de sondagem.

A cravação desta haste é feita através da ação de uma massa de ferro fundido, chamado de “martelo”, de 65kgf. Para a cravação, este martelo é elevado a uma altura de 75cm e deixado cair livremente. O alteamento do martelo é feito manualmente ou, o que é mais comum, por meio de equipamento mecânico, através de uma corda flexível que passa por uma roldana existente na parte superior de um tripé.

A cravação do amostrador no solo é obtida por quedas sucessivas do martelo, até a penetração de 45cm, com anotação do número de golpes a cada 15cm, ou seja, 3 vezes. Para fins de resultado, desprezem-se os dados referentes ao primeiro trecho de 15cm e define-se a resistência à penetração (NSPT) com o número de golpes necessários para cravar os 30cm restantes do amostrador.

Em solos moles, adota-se como referência, adquirida ao longo do tempo de experiência da engenharia geotécnica, valores na faixa de 5 para o índice de resistência à penetração.

SPT-T

A sondagem SPT-T é uma ferramenta de investigação geotécnica que permite analisar não somente o índice de resistência à penetração no solo, como também a resistência ao toque (força x distância) que o maciço apresenta, que também pode ser interpretado como a resistência à torção máxima ou residual.

O torque do solo é medido com um torquímetro, que é analisado a cada ensaio de penetração do SPT com 45cm. Sua unidade de medida é o kgf.m.

Também pela experiência, pois não existe um valor normativo para fazer esta classificação, o valor para SPT-T de um solo com baixa capacidade de carga é na faixa de 20kgf.m ou inferior.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке