Olá a todos, finalmente este vídeo aparece no canal, um que era tão desejado e agora se tornou realidade.
Em 2016 cheguei a visitar o bairro de São Paulo que é considerado por muitos o mais distante do centro da capital, no extremo do extremo sul, Engenheiro Marsilac, ou simplesmente Marsilac como muitos dizem, no enorme distrito de Parelheiros. Na época eu não tinha câmera, mas eis que agora em 2021 regressei lá e filmei o caminho, levando aproximadamente 1h do Autódromo de Interlagos até lá, lembrando que o autódromo já é bem longe do centro de São Paulo na zona sul, a maior das 4 zonas da capital, enorme, sendo também composta por muita vegetação, pois quanto mais se avança sentido sul, mais segue-se em direção a Serra do Mar. Marsilac é tão distante que fica aproximadamente de 20 a 25 Km do litoral em linha reta, por onde não há estrada para descer até lá, apenas trilhas por onde já ouvi dizer que índios te guiam até Mongaguá ou Itanhaém pagando uma quantia pra eles.
Cruzei Interlagos, Cidade Dutra, Grajaú e Parelheiros, dando uma boa noção da região nas imediações das Avenidas Senador Teotônio Vilela, Estrada Ecoturística de Parelheiros (antiga Avenida Sadamu Inoue) e finalmente a Estrada de Engenheiro Marsilac. Cheguei bem perto do município vizinho de Embu Guaçu, tão encostado na serra que no último inverno a temperatura chegou à máxima de 0 graus se não me engano.
Apesar de ser aclamado por muitos como o bairro mais distante de São Paulo, existe ainda Evangelista de Souza. Não sei dizer se é propriamente um bairro, mas é o nome de uma estação de trem desativada, destino sequente dos trens sentido litoral após passar por Marsilac. O caminho para lá é bem difícil, já não existe mais asfalto, e em dias chuvosos há bastante barro. Já vi imagens e filmagens da região, trata-se apenas de uma região perdida na serra, bem pouco habitada, onde a civilização não chegou direito.
Engenheiro Marsilac é onde termina o asfalto de São Paulo. Sentido sul, é o local mais longe onde o asfalto chegou. Até o começo da Estrada de Evangelista de Souza também há asfalto, até uma área conhecida como Barragem, também longe distrito de Parelheiros à dentro, mas Marsilac se encontra mais ao sul, mais próximo do litoral, que o princípio da Estrada de Evangelista de Souza. Se possível e viável, irei algum dia até lá, em outra região dos confins de Parelheiros.
Tanto indo pra lá quanto assistindo a este vídeo, me passa a sensação de não chegar nunca, é realmente longe, e nesse dia da filmagem eu levei quase 80 Km do município de Mauá até lá (sem utilizar o Rodoanel, caso contrário seria ainda mais).
Espero que gostem da curiosidade, curti bastante fazer este vídeo :)
Информация по комментариям в разработке