Era começo da década de 1970.
Em São Paulo, Capital, as Giras de Umbanda floresciam cada dia mais.
Terreiros eram abertos, um "Boom" de iniciados entraram nas giras, e muita gente boa que hoje é veterana nos fundamentos Afro-Brasileiros, esteve presente naquela década de ouro.
Discos de cantigas, Livros Diversos, e Manifestações de Poder: - Verdadeiros Espetáculos, que faziam crer o mais cético dos expectadores.
Augustin, que era Umbandista na época, e também se iniciou no Candomblé tornando-se Babalorixá; foi uma das grandes figuras desta época de destaque dos cultos afro-brasileiros.
As Giras de Umbanda tradicionais, ficaram chocadas com as Giras de Exú de Augustin.
Nomeando-se "Tatá Augustin de Satã", ele usou uma expressão que chocou os Umbandistas da época: - EXÚ, REI DAS TREVAS! FILHO DE SATANÁS!
Era a manifestação do princípio da Quimbanda Cruzada que conhecemos hoje, onde as feituras abrangem Daemons na hierarquia dos Exús.
Se antes os Exús da Umbanda eram somente "Cristãos" e pregavam a "Caridade a lá Kardec", era a hora de novas entidades irem contra o sistema estabelecido, e buscarem outras parceiras, no caso os próprios Daemons.
Passou o tempo.. e a Quimbanda do Tatá Augustin de Satã foi cada vez mais praticada, modificada, e cruzada. se tornando na diversidade que conhecemos hoje.
Não estou dizendo que ele foi o "Criador da Quimbanda Cruzada", estou dizendo que ele deu mídia e destaque a mesma; consequentemente, sendo imitado e usado como base para novas adaptações ao sistema já existente em diversas casas.
Nada contra, a própria Umbanda tem sistemas diferentes, contendo inclusive dois Orixás a mais na Umbanda Esotérica; que entra em Choque com a Umbanda Sagrada.
Não é "Anormal" a Quimbanda também sofrer modificações, os Mestres tem todo o direito de modificar o sistema, com o apoio de seus guias, e repassar os ensinamentos que estão funcionando.
Já pensou como seria se ainda fosse necessário praticar os feitiços dos Tatás da África? Mudanças vieram para melhor, para o desgosto dos saudosistas.
Tatá Augustin de Satan, realmente fez história.
Fundou seu próprio sistema, mesmo possuindo apenas ensino fundamental, "meteu a cara" naquilo que conseguiu estudar e entender, criou o "Círculo Afro-Brasileiro de Ciências Ocultas", e iniciou muitos discípulos.
Acredita-se que a "Imagem Vermelha, com Chifres" de Exú, é fruto de aparições de clarividência que tiveram início na década de 1970, precisamente com Tatá Augustin de Satã, que os médiuns clarividentes viram que as entidades estavam tomando aquela aparência Cruzada, e relataram aos artistas, e não demorou as imagens Afro-Brasileiras passaram a ser fabricadas com esse padrão, como também posição das mãos, corpo, e desenho de rosto. e segue assim até os dias de Hoje.
Embora "Umbandistas Puritanos" sigam tentando "vestir" as Pomba-Giras que aparecem parcial ou totalmente despidas nas imagens, eles também tentam tirar essa visão "Cruzada" nas imagens dos Exús, que é fruto da influência da Quimbanda de Tatá Augustin de Satã.
Tatá Augustin de Satã, conquistou fama. não sei bem da vida pessoal dele, que rumo tomou, mas sei que ele ainda está vivo, e segue com sua Loja de artigos Religiosos, e com Seu Assentamento, que ele chama de "Gruta". ele que atualmente atende jogando Búzios de Nação, e funciona sua Loja.
Na época, em 1975, ele gravou um Disco LP independente, o "Rei da Magia Negra", onde ele mescla cantigas de Umbanda com Quimbanda, sendo que as cantigas de Quimbanda já contém as expressões sincréticas que indicam o cruzamento.
Na curimba perfeita, e com o coral perfeito das mulheres... para a época, e para uma gravação independente, superou as expectativas.
Tatá Augustin, fala e canta pouco no Disco... porém é dele toda a organização.
#kimbanda #kimbandadeexu #kimbandanago #kimbandamalei #mariapadilha #trancaruas #quimbanda #exu #pombagira #pombagiramariapadilha #pombogira #oreidamagianegra #magianegra
Информация по комментариям в разработке