Experimento: Luminária de fogo fluorescente

Описание к видео Experimento: Luminária de fogo fluorescente

#experiment #experiencia #experience

ETAPA 1: Levantamento dos conhecimentos prévios:
• O que você entende por transformação química?
• O que você entende por transformação física?
• O que são radioisótopos?
• Por que a água fica por baixo do óleo?
• Por que o comprimido efervescente faz com que a água suba e depois desça?

ETAPA 2: Sistematização:
Material
Óleo
Água
Comprimido efervescente
Garrafa lisa
Caneta marca texto
Luz Negra

Procedimento:
Coloque metade de água na garrafa e coloque a caneta marca texto destampada, complete a garrafa com óleo, acenda a luz negra, adicione o comprimido efervescente e observe.
Explicação:
O óleo fica na parte superior da garrafa devido a menor densidade em relação a água, a caneta marca texto representa um isótopo radioativo emitindo radiação quando exposto a luz negra. O comprimido efervescente sofre uma transformação física ao ser partido para colocar na garrafa e depois a água em contato com o comprimido sofre uma transformação química com a liberação do gás carbônico que é menos denso do que o óleo e a água fazendo com que as bolhas subam e arrastem um pouco de água fazendo o efeito observado.
Radioisótopos são elementos químicos cuja configuração atômica é instável, de modo que estão sujeitos à ocorrência um rearranjo das partículas atômicas, durante o qual ocorre a emissão de radiação.


Transformações químicas:
Quando ocorre uma reação química os átomos de uma certa substância (ou mais) reorganizam suas ligações, formando novos compostos e substâncias. Por exemplo, quando queimamos madeira, o calor faz com que os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio da celulose formem novas ligações, gerando como resíduo gás carbônico e água.
Pense numa xícara de café. Quando misturamos leite ao conteúdo da xícara, as moléculas do café e do leite irão formar uma nova substância, que não pode ser, praticamente, separada. Portanto, uma transformação química, em geral, é irreversível a não ser por meio de outra reação química.
Outro exemplo de transformação química é a ferrugem. Isso porque a transformação química depende, também da colisão e da reatividade entre moléculas. A reatividade, por conseguinte, define a capacidade de certa substância reagir com outra para formar um novo composto. Assim, o ferro em contato com o oxigênio reage, ao longo do tempo, e forma a ferrugem: um novo arranjo molecular.
O mesmo não acontece com o ouro, por exemplo, que tem uma baixa reatividade com o O2.

transformação física:
Quando transformações físicas ocorrem, a identidade química não muda. Ou seja, não há rearranjos das ligações entre as moléculas, apenas mudança no estado do material em si. Por exemplo, quando ferve-se água: o vapor que se forma continua sendo H2O, mesmo que agora na forma gasosa.
Assim, todas as mudanças de estado físico são, também, transformações físicas. Quando você passa álcool na mão e o composto evapora, quando a umidade do ar se condensa na superfície de um copo gelado, quando o gelo derrete, todos estes são eventos de transformação física.
O mesmo acontece, fisicamente, quando se rasga uma folha de papel. Ou seja, o papel continua sendo, quimicamente, papel, ainda que o arranjo da matéria tenha mudado (nesse caso, deixado de ser uma folha para passar a ser dois pedaços rasgados).

Densidade
A densidade é uma propriedade específica da matéria, bastante usada na Química, que determina a quantidade de massa presente em um determinado volume.
A densidade determina a quantidade de massa presente em um determinado volume. Tal conceito, embora simples, é de extrema importância para a Química. Por meio dela, é possível determinar propriedades da matéria, como o raio atômico dos metais, além de poder ser utilizada no controle de qualidade de diversas substâncias.

A densidade também é muito utilizada para determinar se um objeto flutuará em outro ou não. Por ser uma grandeza que depende da massa e do volume, acaba sendo afetada pela composição da substância, temperatura e pressão.

Mistura homogênea e heterogênea
Misturas são porções de matéria formadas por mais de uma substância. Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas.
A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.


Radioisótopos

Alguns radioisótopos, sob certas condições, combinam a característica de emitirem radiações em níveis moderados e por períodos curtos, de tal forma que são inofensivos para a saúde humana, ao mesmo tempo em que essa radiação é facilmente detectável. Essa característica da extrema facilidade de detecção propicia a utilização de radioisótopos na medicina, em processos industriais e no controle ambiental.

#quimica #fisica #matematica #biologia #ciencia #feira #amostra #mostra #científica #experiments #laboratório #professor #professores #professora #luz #energia #radiação #radiation #escola

Комментарии

Информация по комментариям в разработке