A Construção e os Primeiros Resultados do SIRIUS, o novo Síncrotron Brasileiro

Описание к видео A Construção e os Primeiros Resultados do SIRIUS, o novo Síncrotron Brasileiro

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil. É uma das primeiras fontes de luz síncrotron de quarta geração do mundo, comparável apenas ao MAX IV na Suécia e no recentemente atualizado síncrotron europeu, o ESRF-EBS, situado em Grenoble na França.
Os princípios de design e construção desta nova fonte de luz brasileira de 3 GeV foram concebidos para otimizar a produção e o uso de raios-x coerentes, com desenvolvimentos de tecnologias nacionais que vão desde o acelerador de partículas até dispositivos opto-mecânicos de feedback ativo de alta dinâmica e detectores de área rápidos e de baixo ruído.
Essa nova instalação proporcionará ferramentas de pesquisa de última geração que hoje não existem no Brasil, colocando o país entre as lideranças mundiais neste tipo de tecnologia, que permite analisar materiais sintéticos e biológicos em escalas de tempo e comprimento sem precedentes no estado da arte atual. Tais análises alavancarão desenvolvimentos de pesquisas em áreas estratégicas como energia, alimentos, meio ambiente, saúde, defesa e muitas outras.

As primeiras 6 linhas de luz da Sirius se encontram em diferentes estágios de construção / comissionamento e os resultados iniciais, obtidos na fase de comissionamento da linha MANACÁ (cristalografia de proteínas), já são muito promissores. Nesta edição do Física para Todos será oferecida uma visão geral das principais características, potencialidades, status do projeto e os resultados iniciais do comissionamento.

O projeto Sirius é financiado pelo Governo Federal Brasileiro por meio de um contrato com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sobre o palestrante: Harry Westfahl Junior é doutor em Física pela UNICAMP, com pós-doutorado na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e no Ames Laboratory do DOE. Foi diretor científico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e atualmente é diretor deste laboratório. É coordenador do projeto e da construção das linhas de luz do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
► Acompanhe toda a programação científica e cultural gratuita que o IF promove também pelo Facebook e Twitter:
• facebook.com/fisicaUSP
• twitter.com/fisicaUSP

☺ Esse canal é uma iniciativa do Instituto de Física da USP, o maior centro de Ensino e Pesquisa em Física do Brasil.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке