📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: http://bit.ly/2XkPac8
A polarização causada pelas eleições de 2018 fez com que palavras, pouco conhecidas por muitos, se tornassem correntes na boca do povo. Socialismo e capitalismo são grandes exemplos disso. Mas o que é o socialismo? O que significa ser capitalista? Vem que o professor Carrieri explica ;)
Conheça nosso curso gratuito: https://goo.gl/2rebsa
Aula escrita deste conteúdo: https://cursoenemgratuito.com.br/soci...
Descrição do vídeo:
00:00 - Olá, querido navegante! Beleza? Hoje nós vamos falar de polêmica! Mamilos? Não, vamos falar de capitalismo e socialismo!
00:32 - Capitalismo e socialismo! Pessoal, a gente sabe que são dois discursos antagônicos, que são dois modelos econômicos e sociais diferentes/opostos, mas eles tem uma ligação que é bastante intrínseca: o socialismo surge a partir de algumas falhas identificadas no sistema capitalista pelos defensores do socialismo. Então, embora eles sejam antagônicos/rivais, eles tem um certo grau de ligação!
1:08 - Como surge o capitalismo? Através de um rompimento com o regime monárquico absolutista e com o mercantilismo. A nobreza europeia tinha suas bases econômicas baseadas no mercantilismo, tanto é que eles financiavam as grandes navegações. E surge uma burguesia que quer romper com o regime monárquico vigente. Começaram a brigar por mais direitos, para que a realeza não tivesse tanto poder sobre a vida deles. Ou seja: redução de impostos, direitos individuais... então junto com o capitalismo, começa-se a pensar já em características essencialmente liberais. Então a monarquia absolutista começa a perder força, o mercantilismo começa a se enfraquecer, e é aí então que a burguesia começa a se fortalecer. Temos aí também o advento da revolução industrial e da máquina à vapor! O capitalismo vai surgir nessa transição entre o mercantilismo e a revolução industrial. E a revolução industrial vai ser então o pontapé final para alcançar seu estágio de dominação. Nesse período, então, principalmente no século XVIII (que é quando a revolução industrial acontece), a gente passa a ter a propriedade privada como tônica e a lei da oferta e da procura relacionando as relações econômicas.
3:50 - E ai, então, nesse contexto começa-se a discutir uma sociedade diferente, já que a revolução industrial vai ser marcada por uma superexploração do trabalhador. Como assim? Trabalho infantil, jornadas de 12 a 16 horas e salários baixos. O socialismo surge como resposta à essa superexploração e ele vai ter dois modelos. O primeiro modelo era o socialismo utópico (pensado por Robert Owen e Charles Fourrier), que tinha como base o pensamento de que a própria sociedade se encaminharia espontaneamente para uma mudança em relação ao modelo capitalista que levaria ao socialismo sem que fosse necessário que os agentes/atores sociais fizessem grandes movimentos. Essas desigualdades do sistema, que levavam à exploração, abrandariam a partir do momento que a sociedade se ajustasse automaticamente. Já o socialismo científico (idealizado por Karl Marx e Friedrich Engels), diz que essa ruptura ao modelo instalado só poderia vir através da luta de classes. Ou seja, seria necessário que o trabalhador tomasse as rédeas do sistema, estabelecendo uma ditadura do proletariado acabando com a propriedade privada dos bens de produção. Então, os meios de produção seriam destinados ao bem estar da sociedade e não mais exclusivamente dos proprietários privados. Ou seja, os bens de produção teriam uma função social e não mais uma função privada. Eliminariam-se as classes sociais a partir de uma luta de classes.
7:21 - Finalização da aula. Não esquece de tacar o dedão no like e se inscrever nesse canalzito marato! \o/
GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos
REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito
Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound
O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.
Информация по комментариям в разработке