"NÃO SABEM QUEM É CLARICE LISPECTOR" | Nélida Piñon

Описание к видео "NÃO SABEM QUEM É CLARICE LISPECTOR" | Nélida Piñon

Clarice deu uma declaração, lá em Porto Alegre, saiu no "Coojornal" em novembro de 1976 dizendo:

"Estou em várias editoras, mas tem uma que edita seis livros meus e sabe quanto me pagaram neste semestre? Menos de mil cruzeiros. Isto, editando seis livros meus".

“Mesmo editada em Portugal, e traduzida na França, Estados Unidos e outros países,e mesmo com os meus trabalhos publicados em inúmeras antologias escolares de autores brasileiros, eu nunca vivi exclusivamente para a literatura. O motivo, porém,não chegou a ser o desinteresse do público pela minha obra, mas, sim, a utilização indevida de que se beneficiam os editores. Tanto Érico Veríssimo como Jorge Amado tiveram a sorte de encontrar boas editoras e podem viver de direitos autorais. Faço traduções, adaptações, entrevistas,crônicas em jornal. Na minha opinião, os editores deveriam ser mais generosos, inclusive estimular os novos talentos que surgem. Os jornalistas são mal pagos e têm de se socorrer em outros empregos para sobreviver.“

Clarice Lispector defendeu que “é preciso baratear o custo do livro (...). Os editores oprimem muito o escritor. O escritor precisa ganhar mais” (Fatos e Fotos, 21/11/76).

#ClariceLispector #Clarice #Literatura #contos #poemas #poesima #literaturabrasileira #poemasbrasileiros #clássicosdaliteratura #livros #leitura #nelidapinon #nelida

Комментарии

Информация по комментариям в разработке