Profilaxia Mágica

Описание к видео Profilaxia Mágica

ATUALIZAÇÃO:
O terreiro passou por um recente desmonte por força do órgão federal ICMBio, que destriui 15 anos de trabalhos religiosos na área.


Premiado na categoria Audiovisual do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Profilaxia Mágica, oriundo do município de Lençois, é assinado pelo artista Rodrigo Rodowicz.

O vídeo documentário sobre a vida de Damaré aborda de forma intimista a vida desse personagem desconhecido, mas com uma marcante historia e uma oralidade singular no contar dessa trajetória durante a quarentena.

A arte, o vírus, o ritual e a cura na visão de um curandeiro que é também escultor, garimpeiro e lavrador, serão centrais na trama do documentário. Damaré é um Curandeiro e psico-escultor que vive entre a sua pequena casa no bairro popular do Tomba (Lençóis) e o seu terreiro de Jaré. A rotina do mestre durante a pandemia foi completamente alterada, portanto, ele decidiu passar a quarentena no seu terreiro que se encontra no meio da floresta do curupaty.

Distante 1 hora e meia do centro de Lençóis, o local é acessível unicamente a pé através de uma estreita trilha que se desenrola no meio da floresta passando sobre inúmeros rios e riachos das montanhas da Chapada Diamantina.

A proposta preenche uma lacuna de imagens, historias e memórias que se debruçam sobre os nossos elementos de cultura oriundos da matriz africana e indígenas.

“Trabalhos como este se tornam cada vez mais necessários para ampliação dos horizontes do documentário cinematográfico sobre a arte e o sagrado naquilo que convencionou-se chamar de religiões afro-indigenas-brasileiras”, diz o proponente.

Através do personagem, é esboçada uma comunidade mágico-religiosa, observando aspectos comportamentais e ideológicos da herança africana e indígena.

“Damaré é um grande mestre da cultura brasileira. No entanto não possui algum registro da sua historia de vida e nem da sua obra. È necessário, dessa forma, preencher este vazio o mais rápido possível. O mestre trabalha com a oralidade e matéria primas de origem orgânica, produzindo assim uma arte e uma oralidade destinadas a se desfazerem com o tempo”, finaliza.

Rodrigo Carlos Rodowicz - Tem em seu currículo “Canções de bolso, Pachamama” (2015) Sorata, Bolívia, curta-metragem documentário sobre biografias musicais para o canal do Youtube de Marcelo Abreu Gois; “Orquestra do mundo” (2016) Lençóis, Brasil Diretor Marcelo Abreu.
Para o Canal Brasil dirigiu e produziu “Mestre e artífices da construção civil na Chapada Diamantina” (2016) Chapada Diamantina Brasil, entre outros.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке