FERRAMENTAL E METODOLOGIA PARA SUBSTITUIÇÃO DE REDES DE MÉDIA TENSÃO EM LINHA VIVA

Описание к видео FERRAMENTAL E METODOLOGIA PARA SUBSTITUIÇÃO DE REDES DE MÉDIA TENSÃO EM LINHA VIVA

Este vídeo demostra a substituição de uma rede convencional por uma rede compacta de média tensão no Centro de treinamento da CPFL na Usina de Americana/SP, alguns procedimentos de segurança foram eliminados com a autorização da Engenharia da CPFL para não ultrapassarmos o tempo estipulado para a apresentação (lembrando que adotando este procedimento e estando com a Rede ENERGIZADA a menor preocupação é o tempo), para entendimento conto um pouco do que estamos demostrando:
O ponto de partida adotado foi o projeto de origem P&D 0047-005/2005 intitulado “Desenvolvimento de metodologia e ferramental para manutenções em linha energizada em redes de distribuição”. O projeto da concessionária COELBA, executado pelos Intitutos Lactec e a FEERGS, resultou em um conjunto de ferramentas e procedimentos de linha viva desenvolvidas para a realização de serviços de substituição de condutores nus por cabos cobertos (em redes de distribuição de média tensão) ou multiplexados (em redes de distribuição de baixa tensão).
Nosso grande desafio foi oferecer uma alternativa que evitasse desligamentos acidentais causados pela falta de manutenção preventiva ou longos períodos de interrupção programada do fornecimento de energia. O grande problema está na necessidade de manutenções em função da amplificação da carga e de consumidores, como também de mudança dos cabos de cobre ou alumínio degradados. Se o serviço fosse realizado de forma convencional, com o desligamento da rede de distribuição, a duração da interrupção no fornecimento de energia elétrica seria elevada. Isso representa prejuízo nos índices de qualidade coletivos DEC e FEC e os individuais DIC, FIC e DMIC, lucro cessante na comercialização de energia elétrica no período e grande insatisfação dos consumidores afetados. Problema similar é identificado nas redes de baixa tensão.
Diante disto, enumeramos diversas vantagens da adoção dessa nova tecnologia na manutenção das redes de distribuição, permitindo a redução dos custos, melhoria dos índices de desempenho, otimização do emprego de equipes de linha viva e, especialmente, maior satisfação dos consumidores.
Ainda em projeto fomos premiados entre os melhores trabalhos do CITTES 2007 (3º Congresso Internacional sobre Trabajos com Tensión y Seguridad em Transmisión y Distribución de Energía Eléctrica), realizado em San Luis, na Argentina.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке