Fiat Pulse - Como ativar o limitador de velocidade - Item muito interessante em todas as versões!

Описание к видео Fiat Pulse - Como ativar o limitador de velocidade - Item muito interessante em todas as versões!

O limitador de velocidade é um sistema que permite ao condutor estabelecer uma velocidade máxima a que deseja conduzir. Diferencia-se do regulador e do cruise control porque não obriga a conduzir sempre à velocidade definida, só atuando quando o condutor excede o limite estabelecido. Quando isto acontece, o sistema avisa com sinais sonoros e luminosos.
Alguns automóveis vêm já com este dispositivo, como é o caso daqueles que estão obrigados à sua instalação e uso. Exemplo disso são os veículos de transporte de passageiros com mais de oito assentos além do condutor e que não excedam o peso máximo de cinco toneladas, assim como os automóveis de transporte de mercadorias com um peso máximo que exceda os 3.500 kg.
Limitador de velocidade: conforto ou segurança?
Os primeiros limitadores de velocidade aplicados em automóveis surgiram nos Estados Unidos da América (devido às suas estradas com retas intermináveis e rigorosos controlos de velocidade) para ajudar os seus condutores a controlar a pressão que exercem sobre o acelerador e para não terem que estar constantemente a olhar para o velocímetro. Eram limitadores mecânicos mas desde a chegada do sistema de injeção que o controlo se realiza através de meios eletrónicos, encontrando-se geralmente os controlos deste dispositivo no volante ou num sítio próximo, sendo possível ver o seu funcionamento no painel de instrumentos por um sinal que avisa o condutor.
Desde 2001 que em Portugal, na fabricação de automóveis, são incorporados os limitadores de velocidade ativos e passivos, de série, ou seja, dispositivos que avisam o condutor, através do endurecimento do acelerador e usando o controlo sonoro e luminoso, quando se excede a velocidade indicada ou estabelecida pelo próprio condutor. Atualmente, em veículos de classe alta, os limitadores de velocidade estão a ser melhorados, de forma a convertê-los em reguladores e controlos inteligentes de velocidade para manter a distância de segurança e evitar colisões.
A função do limitador de velocidade passivo é evitar que se esteja constantemente a olhar para o velocímetro enquanto se conduz, sendo assim meramente informativo. Por sua vez, o limitador de velocidade ativo evita exceder a velocidade estabelecida durante o tempo que o condutor pretender, sendo que deixa de estar ativo após uma manobra de emergência. De facto, o condutor pode desativar o limitador se exceder a velocidade programada e ativá-lo novamente quando a velocidade estiver abaixo do limite definido.
Conhecer o seu funcionamento é fundamental para se obter o máximo desempenho. Por exemplo, os limitadores são muito úteis em autoestradas, vias rápidas, em viagens longas e inclusive na condução em cidade, por evitarem a tensão produzida por se estar ciente dos limites de velocidade e dos radares, permitindo assim prestar mais atenção às restantes circunstâncias de trânsito. O seu uso evita que, por descuido, se exceda o limite de velocidade, permitindo, deste modo, evitar uma possível multa e outras penalizações. Além disso, uma condução irregular com muitas travagens e acelerações aumenta o consumo e consequentemente o desgaste do veículo.

Limitador automático de velocidade
Dispositivo que não permite exceder a velocidade programada de forma passiva e ativa, sem interferir na condução estabelecida pelo próprio condutor.
Também denominado:
Controlo voluntário da velocidade
Relacionado com:
Regulador ativo de velocidade, Adaptative cruise control (ACC).
Inventor/Ano:
Elisha Graves Otis / 1853
Limitador de velocidade em elevadores, começando-se a implantar o controlo de velocidade em forma de limitador em alguns modelos automóveis em 2001.

https://www.circulaseguro.pt/o-que-e-...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке