HIPÓTESE DOPAMINÉRGICA DA ESQUIZOFRENIA

Описание к видео HIPÓTESE DOPAMINÉRGICA DA ESQUIZOFRENIA

Breve descrição da evolução da hipótese dopaminérgica da esquizofrenia e das anormalidades nos sistemas de neurotransmissores dopamina, glutamato e serotonina envolvidos na esquizofrenia.

A hipótese dopaminérgica da esquizofrenia, na sua versão inicial, afirmava que a hiperatividade das vias dopaminérgicas seria a responsável pelos sintomas da esquizofrenia. Embora essa hipótese não tenha sido completamente demonstrada, ela contribuiu para o desenvolvimento de vários fármacos antipsicóticos para o tratamento da esquizofrenia.

Atualmente, a versão inicial da hipótese dopaminérgica da esquizofrenia foi substituída pela chamada hipótese dopaminérgica revisada, segunda a qual a hiperatividade das vias dopaminérgicas mesolímbicas e a hipoatividade das vias dopaminérgicas mesocorticais (no córtex pré-frontal) estariam associadas à etiologia da esquizofrenia.

Em pacientes portadores de esquizofrenia, além das anormalidades na transmissão dopaminérgica nas áreas mesolímbicas e mesocorticais do cérebro, há também a desregulação da dopamina na amígdala, no córtex cingulado e no hipocampo.
================
links de artigos sobre o tema:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assunt...

https://psycnet.apa.org/record/1976-2...

https://www.frontiersin.org/articles/....

==============
links de vídeos do canal sobre neuroanatomia das áreas citadas no vídeo:

   • Resumo das funções do córtex cerebral...  

   • RESUMO DE NEUROANATOMIA PARA PSICÓLOG...  

=============
#esquizofrenia #cérebro #dopamina #psicologia

Комментарии

Информация по комментариям в разработке