Siderópolis
é um destino de ecoturismo de Santa Catarina, localizado entre o vale e a serra, com belíssimas atrações naturais.
Com população de pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade fica a uma altitude de 147 m. Porém uma parte do município é montanhosa na divisa com Bom Jardim da Serra, chagando a mais de 1000 m de altitude, repleta de trilhas, formações rochosas e cachoeiras.
Os pontos turísticos de Siderópolis não estão na pacata cidade, mas sim, espalhadas nas áreas naturais do município. Nas encostas da Serra Geral, se encontram as mais belas paisagens, sendo um dos cenários mais bonitos, a Barragem do Rio São Bento.
O nome Siderópolis, teve origem devido à enorme quantidade de minas de carvão existentes na região. Com as várias indústrias siderúrgicas que se instalaram foi apelidada de Siderópolis.
O que fazer em Siderópolis
O turismo ecológico é o principal destaque de Siderópolis SC. As trilhas, cachoeiras, formações rochosas e as paisagens das montanhas são o que mais atraem os turistas.
Os arredores da Represa do Rio São Bento, de extrema beleza, também vem se destacando como roteiro gastronômico. Na Reserva Ambiental do Aguaí, há espécies da fauna e flora para observação.
Conheça os principais pontos turísticos de Siderópolis SC:
Barragem do Rio São Bento
A Barragem do Rio São Bento, junto com as altas montanhas de plano de fundo, forma um dos mais belos cenários da região. É o principal ponto turístico de Siderópolis e o maior reservatório de água da região Sul de Santa Catarina.
O lago artificial de 450 hectares tem ao fundo o belíssimo cenário da Serra Geral, protegido pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí. A área frontal da represa tem uma área aberta ao público, de onde se pode observar de perto o vertedouro.
Torre da Igreja na Barragem de São Bento
Torre da antiga igreja no meio do lago
Outro atrativo da barragem é a torre da Capela de São Pedro, visível sobre a água no meio da represa. Foi mantida para preservar a memória da antiga que existia no local até ser inundada pelo reservatório.
Aguaí Santuário Ecológico
Situado próximo à barragem, o Aguaí Santuário Ecológico está inserido numa área de Mata Atlântica com 135 mil metros quadrados. O parque oferece opções de trilhas ecológicas, tirolesa, pedalinho, caiaque, rapel e conta também com animais domésticos como patos, galinhas, perus, pavão e gansos.
Aos finais de semana funciona um restaurante no local com gastronomia típica italiana e café colonial.
Gruta da Serrinha
A Gruta da Serrinha fica localizada no alto da montanha, na parte de trás da Barragem do Rio São Bento, no início da serra. Na entrada da gruta há uma imagem da Imaculada Conceição da Virgem Maria, colocada no dia 12 de dezembro de 1954.
A trilha é realizada por uma estrada de chão batido de 5,8 km de extensão, que inicia ao lado da barragem, junto à pousada da Serrinha.
Dá para ir com carro comum até o início da subida por um percurso de 3,3 km, onde há uma área mais larga onde dá para deixar o carro.
O restante do caminho (2,4 km) é uma subida íngreme, de estrada péssima, que você terá que subir caminhando.
Pedras do Castelo
As Pedras do Castelo são formações rochosas de arenito que se assemelha com a muralha e as torres de um castelo. Fica dentro da reserva da CASAN, no meio da montanha, ma parte de trás da Barragem do Rio São Bento.
A parte inicial da estrada e da trilha são as mesmas da gruta da Serrinha. No meio da subida da Serrinha há uma bifurcação à direita, que adentra a mata e leva às Pedras do Castelo. Lá do alto se tem belas vistas da barragem, das montanhas e do vale.
Trilha Caminho dos Tropeiros
A Trilha dos Tropeiros é um antigo caminho de tropeiros que desciam com o gado e mantimentos da serra para o mar. A trilha liga os campos de Cima da Serra, em Bom Jardim da Serra à Planície Litorânea de Santa Catarina, em Siderópolis.
São 10 km de subida e o desnível é de cerca de 1000 metros, chegando a 1.200 metros acima do nível do mar. Leva-se em torno de 6 horas de subida e 5 horas de descida, indicada somente com o acompanhamento de um guia.
Abrigo São Pedro, local onde inicia a trilha
Durante o percurso na parte de baixo são feitas diversas travessias no rio, por isso, indicada a realização em boas condições climáticas. Alguns trechos são pavimentados por pedras para que as mulas cargueiras subissem com mais segurança.
O início da trilha é no Abrigo de Montanha São Pedro, situado a 18 km da cidade de Siderópolis. Mesmo para quem não for fazer a trilha, este local é de grande beleza, um vale cercado de belas montanhas.
Trilha da Janela Furada
Janela Furada - Siderópolis - SC
Janela Furada com vista do outro lado da montanha
A Janela Furada é uma abertura na montanha estreita que possibilita ver a paisagem do outro lado da montanha, através da janela natural. Lá do alto se avista as montanhas no entorno, a Barragem do Rio São Bento e a planície
Информация по комментариям в разработке