POR QUE O CONCRETO FISSURA APÓS A CONCRETAGEM? I Fissuras no concreto podem levar a corrosão do aço

Описание к видео POR QUE O CONCRETO FISSURA APÓS A CONCRETAGEM? I Fissuras no concreto podem levar a corrosão do aço

Qual o motivo da fissuração do concreto após a concretagem? As fissuras podem ter associação com o calor de hidratação, o que provoca uma elevação da temperatura e causa nas primeiras horas da concretagem. Entre os principais motivos da causa das fissuras é o tipo de cimento adotado e a forma de cura da concretagem. Nesse vídeo, mostro a química envolvida do cimento e o que cada substância reage na mistura.

📌 MINICURSO TRACE O TRAÇO - Aprenda a calcular por vez o traço de concreto com passo a passo

http://estruturasebim.com/comece-por-...

⌨️ Planilha Calculadora de Materiais para a obra

https://bit.ly/PlanilhaCalculodeMater...

👉 Visite nosso site e garanta seus materiais
https://estruturasebim.com

⭕ EQUIPAMENTOS E LIVRO:

💻Notebook que uso para projetar SEM TRAVAR: https://amzn.to/3zuIkEH

⌨️ Modelo de calculadora que uso para calcular: https://amzn.to/3oqi0oP

👉 📚Livro Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado: https://amzn.to/3jfyFbX

Olá,

Como vai?

As manifestações patológicas é um dos principais pontos de investigação da engenharia diagnóstica, sendo que as fissuras podem originar em graves problemas para a estrutura de concreto armado. Quando não se tem um cuidado ao fazer a escolha do cimento, a forma de dosagem, o modelo do traço e controle na execução, isso pode provocar fissuras após um período da concretagem.

Além disso, as fissuras oriundas da concretagem quando relacionadas aos materiais de construção, em específico ao cimento tem uma explicação. O cimento é um material pulverulento e aglomerante, quando entra em contato com a água acaba criando reações e formação de aluminatos e silicatos.

Na composição química dos cimentos temos uma série de materiais que provocam determinadas características, por exemplo, o óxido de cálcio é um componente essencial do cimento que possibilita a melhoria das propriedades mecânicas. Se for o dióxido de silício ao reagir com a cal, onde forma o silicato de cálcio, gera ao concreto efeito aglomerante ao cimento.

Nesse formação de reações do cimento com a água, posteriormente a criação do concreto temos silicato tricálcico, silicato dicálcico, aluminato tricálcico e ferroaluminato tetracálcico. Essas reações agrega ao concreto calor de hidratação, ganho de resistência e aproveitamento do efeito aglomerante.

No entanto, as formas de evitar fissuras no concreto partem de boas práticas, como ter a noção do melhor horário para lançar o material (início do dia ou fim da tarde), traço bem definido, cura bem selecionada, lançamento em camadas, adição de gelo ao concreto e outras.

Quando o concreto é lançado, o calor de hidratação já ativo na mistura ele acaba potencializando, onde as reações liberam calor, esse calor aos poucos vai sendo dissipado, o que provoca a retração. Essa retração está relacionada as fissuras, com a água presente no concreto tende a evaporar, ela deve ser controlada seja por meio da cura ou adição de aditivos.

Se as fissuras não forem tratadas isso pode provocar ao longo prazo o efeito de carbonatação, que é um fenômeno físico-químio que provoca a oxidação de armadura e eflorescência do concreto.

Como acontece a carbonatação? A interação entre gás carbônico, presente na atmosfera com os produtos da hidratação do cimento, formando compostos ácido carbônico, temos uma redução do pH do concreto.

Por isso se deve planejar a concretagem, ter um controle de qualidade do traço até a cura, lançamento, adensamento, curo e verificar se o ambiente condiz com o cobrimento adotado da estrutura.

Bons estudos. UM FORTE ABRAÇO!
Eng° Pedro Rodrigues

Комментарии

Информация по комментариям в разработке