A origem da festa de Corpus Christi

Описание к видео A origem da festa de Corpus Christi

O Papa Urbano IV instituiu pela bula Transiturus de hoc mundo a festa do Santíssimo Sacramento.

Na bula, o papa diz que embora renovemos todos os dias na Missa a memória do estabelecimento desse sacramento, é oportuno celebrá-lo mais solenemente pelo menos uma vez por ano, sobretudo para confundir os hereges que negam o dogma da Transubstanciação. Razão pela qual ele ordenava que na primeira quinta-feira após a Oitava de Pentecostes, os fiéis de toda a Igreja Católica se reunissem devotadamente nas igrejas para celebrar a instituição do sacramento.

O papa Urbano enviou essa bula em particular a Eve, a reclusa de Liege, com uma carta dada de 8 de setembro de 1264, na qual anunciava-lhe o cumprimento daquilo que ela tanto desejava, a saber, a instituição da festa.
Nessa carta, o papa enviava ainda o Ofício da festa de Corpus Christi que era aquele mesmo ofício que o papa pediu que compusesse Santo Tomás de Aquino.

Embora esta tenha sido a primeira festa universal imposta pelo Papa para a Igreja, não foi amplamente celebrada durante meio século. Foi adotado por diversas dioceses da Alemanha e pelos Cistercienses , e em 1295 era já celebrada em Veneza.

Corpus Christi tornou-se uma festa verdadeiramente universal somente depois que a bula de Urbano IV foi incluída na coleção de leis conhecida como Clementinas, compilada sob o Papa Clemente V, mas promulgada apenas por seu sucessor, o Papa João XXII, em 1317. Doravante, toda a Igreja celebrou Corpus Christi.

----

Conheça a História da Igreja com profundidade na Escola de História da Igreja: https://go.escoladehistoriadaigreja.c...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке