Aula 6. Sistema Circulatório - Coração e vasos sanguíneos [Nível Médio - Enfermagem]

Описание к видео Aula 6. Sistema Circulatório - Coração e vasos sanguíneos [Nível Médio - Enfermagem]

Sistema Circulatório. É uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo.
• Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contracções rítmicas do coração.
O Sistema circulatório Inclui:
 Sistema cardiovascular: Coração e os vasos sanguíneos (Sangue)
 Sistema linfático: Vasos linfáticos (linfa)

Sistema Cardiovascular. Circuito fechado de vasos ligados a uma bomba, com a função de manter a circulação do sangue para todos tecidos do corpo.

Funções do sistema cardiovascular:
 Transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigénio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
 Transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue.
 Transporte de hormónios: substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo.
 Transporte de resíduos metabólicos: Actividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde
são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
 Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao
serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
 Transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogénea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões;
permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado
 Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
 Coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação,
capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.

Os principais componentes do sistema cardiovascular ou circulatório são:
 Coração,
 Vasos sangüíneos,
 Sangue,
 Vasos linfáticos e linfa.

O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas.

O coração humano apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos.
 O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide.
 O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral.

A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.
As câmaras cardíacas contraem-se e dilatam-se alternadamente 70 vezes por minuto, em média. O processo de contração de cada câmara do miocárdio (músculo cardíaco) denomina-se sístole. O relaxamento, que acontece entre uma sístole e a seguinte, é a diástole.

Actividade elétrica do coração
Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sinoatrial: Devido ao facto do nódulo sinoatrial possuir uma frequência rítmica mais rápida em relação às outras partes do coração, os impulsos originados do nódulo SA espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando essas áreas tão rapidamente, de modo que o ritmo do nódulo SA torna-se o ritmo de todo o coração.
Embora o coração possua seus próprios sistemas intrínsecos de controle, a acção cardíaca pode ser modificada pelo sistema nervoso central através de dois grupos diferentes de nervos, os sistemas parassimpático e simpático.

O trabalho cardíaco produz sinais eléctricos que passam para os tecidos vizinhos e chegam à pele. O registro dessas ondas pode ser feito numa tira de papel ou num monitor e é chamado de electrocardiograma (ECG).
No coração normal, um ciclo completo é representado por ondas P, Q, R, S, T.
 Onda P: contracção das aurículas,
 Complexo QRS: contracção dos ventrículos.
 Onda T: conclusão do ciclo (relaxamento dos ventrículos).

Vasos sanguíneos são de três tipos básicos:
 Artérias: são vasos de parede espessa que saem do coração levando sangue para os órgãos e tecidos do corpo
 Veias: são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos.
 Capilares sanguíneos: são vasos de pequeno calibre que ligam as extremidades das arteríolas às extremidades das vênulas.
________________________________
Subscreva no Canal
Active o Sino de Notificações
Partilhe o Vídeo

Eu sou Yaquiní Alojamento D'Sousa (o MalAmem)
#MedMozPlus +258

Комментарии

Информация по комментариям в разработке