INSCREVA-SE!
DEIXA SEU LIKE!
COMENTE!
VALEU PRA VOCÊ? Contribua para a sustentabilidade do canal, adquirindo o ($) VALEU!
Você também pode contribuir através do PIX [email protected]
Nos sigam nas redes sociais:
/ pensarafricanamente
/ africanamente1
/ pensar.africanamente
www.tiktok.com/@pensar.africanamente
08.08.2024 QUINTA-FEIRA 19h30
MUSEU DE ARTE NEGRA - NOVOS CAMINHOS
O Museu de Arte Negra está em movimento!
Fundado pelo Teatro Experimental do Negro sob a liderança de Abdias Nascimento (1914 - 2011) em 1950, o museu recebe duas novas contribuições que valorizam ainda mais a sua luta histórica contra o racismo em suas dimensões estética e institucional.
As novas obras são: Anástacia Antropofágica II, de Thaís Iroko, de 2023, feita com óleo sobre tela (80 x 40 cm); e Jovem Maria Tomásia, de Thaís Basílio, de 2023, realizada com tinta acrílica sobre tela (40 x 50 cm).
Essas peças integraram recentemente a exposição Abolicionistas Brasileiras, que ocupou a biblioteca do Museu de Arte do Rio e foram comissionadas pelo Instituto Artistas Latinas. Criado em 2019, o Instituto dedica-se à pesquisa e educação em artes visuais, com foco nas produções femininas latino-americanas.
JULIO MENEZES SILVA: Jornalista e mestre em História da Arte (PPGHA/UERJ), atua no Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Ele coordena o projeto Museu de Arte Negra (MAN-IPEAFRO) no ambiente virtual.
THAIS BASILIO: Nascida em 1988 na favela Barreira do Vasco – Zona Norte do Rio de Janeiro –, a artista Thaís Basilio residiu por trinta anos em Belford Roxo, cidade-dormitório localizada na Baixada Fluminense. Possui graduação em Artes Visuais pela UERJ e pós-graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação no IFRJ. Atualmente é mestranda na linha de Linguagens Visuais do PPGAV- EBA-UFRJ. Em 2022, ano em que sua obra “Colo” viralizou nas redes sociais, Thaís Basilio foi selecionada para a residência artística ELÃ, no Galpão Bela Maré. Em maio de 2023, inaugura sua primeira exposição individual no Sesc de São João de Meriti, intitulada “corpo-máquina”. Entre as principais exposições que já participou, estão: "Poéticas Femininas na Periferia", no Paço Imperial do Rio de Janeiro; "Suburbanidades", no Museu de Arte Contemporânea de Niterói; "Saravá", na Galeria Anita Schwartz; “Arte como trabalho”, no MUHCAB; “Maternagem: percepções sobre o nascer” no SESC de Duque de Caxias, “Corpos Insurgentes”, na Galeria Cândido Portinari e FAIM 2023 – Festival de Artes em Imbariê, na Casa Amarela, “Funk: um grito de ousadia e liberdade” e “Abolicionistas Brasileiras”, no Museu de Arte do Rio.
THAÍS IROKO: Artista visual multimídia, arte-educadora e integrante do Movimento Nacional Trovoa (RJ). Mixando fragmentos de memórias, imagens e territórios para refletir sobre as relações ancestrais que se configuram na espiral do tempo, a artista se apropria de ferramentas de pesquisa, registros familiares e autorretratos, para elaborar exercícios disparadores de uma experimentação estética e política. Trabalhando também diferentes suportes como instrumentos de virtualização do seu pensamento, é nas interseções entre a pintura, o objeto, a performance, o vídeo e a palavra, que busca encontrar lugares simbólicos, encantados e desconhecidos, ao criar narrativas estéticas de pertencimento em um mundo que rejeita não apenas o corpo dissidente, mas sua intelectualidade e história. Em 2024, participou das exposições coletivas "Atlântico Vermelho" na Organização das Nações Unidas - ONU (Genebra, Suíça); "Abolicionistas Brasileiras" no Museu de Arte do Rio - MAR (RJ) e "Abre Alas" na Galeria A Gentil Carioca. Atualmente está em cartaz em "Funk! Um grito de ousadia e liberdade" no Museu de Arte do Rio -MAR (RJ); “Eterno Egito” na Casa Museu Eva Klabin (RJ) e em "Rio de Janeiro: Fantasmas, Máscaras e Territórios" no Futuros Arte e Tecnologia (RJ).
PERFORMANCE ARTÍSTICA
Milsoul Santos. Autor dos livros Pássaro preto, Amor sem miséria e Segundo Grau Comparado. Milita politicamente através da arte.
SORTEIO
O IPEAFRO oferece para sorteio 02 exemplares do catálogo MASP da exposição ABDIAS NASCIMENTO: UM ARTISTA PANAMEFRICANO
Para participar do sorteio, utilize uma conta no Instagram, vá ao perfil @IPEAFRO, e faça o seguinte:
(1) Compartilhe este evento no seu Stories, mencione e siga: @ipeafro @pensar.africanamente.
(2) Faça um comentário e marque dois amigos.
Lembre-se: O prazo é até as 20h30 do dia 08.08.2024.
Boa sorte!!!
Apresentação: SILVANY EUCLÊNIO
#pensarafricanamente
#africanidades
#ipeafro
#museudeartenegra
#Abdias110anos
Quer criar transmissões ao vivo como esta?
Confira o StreamYard: https://streamyard.com/pal/d/51213855...
Информация по комментариям в разработке