DESEMPACA: SEGUNDO REINADO EM CINCO MINUTOS

Описание к видео DESEMPACA: SEGUNDO REINADO EM CINCO MINUTOS

Desempaca: Segundo Reinado em cinco minutos.

RESUMO:

O reinado de D. Pedro II (1840-1889), foi marcado por aparente estabilidade política, devido ao Parlamentarismo às Avessas, com a criação do cargo de Presidente do Conselho de Ministros, que era exercido revezadamente pelo Partido Liberal (Progressista) e pelo Partido Conservador (Regressista), e crescimento econômico devido a produção do café, possibilitou a vinda de imigrantes, sobretudo alemães e italianos, para as lavouras, do Vale do Paraíba e principalmente do Oeste Paulista. O período também contou com um surto industrial, devido a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, que através do apoio de banqueiros ingleses e o aproveitamento da Tarifa Alves Branco, que definiu impostos de importação em 30% quando o Brasil não tinha produto similar, e 60% quando tinha produto similar.

O período também foi marcado pelas leis abolicionistas, como o Bill Arbedeen, de 1845, lei inglesa que confiscava navios negreiros no oceano atlântico, a Lei Eusébio de Queirós, de 1850, lei brasileira, que proibia o comércio transatlântico de pessoas escravizadas, a Lei do Ventre Livre, de 1871, que definia que os filhos de escravizados fossem livres, a Lei do Sexagenário, que alforriava, com condição de pagamento, escravizados que atingissem 60 anos de idade, e enfim, a Lei Áurea, de 1888, aprovada pelo parlamento brasileiro. Todas as leis foram resultado de acúmulo, de pressão internacional, interesses econômicos na modernização do país, e principalmente pelos movimentos abolicionistas, liderados por escravizados e ex-escravizados.

De 1865 a 1870, ocorreu a Guerra do Paraguai, quando o Brasil, aliado a Argentina e ao Uruguai, formaram a Tríplice Aliança, com apoio do Reino Unido, para derrotar as pretensões territoriais e econômicas do paraguaio Solano Lópes. A guerra contribuiu para a formação profissional do exército brasileiro, além de alforriar escravizados, através dos Voluntários da Pátria.

Enfim, o império brasileiro teve seu fim no dia 15 de novembro de 1889, com a proclamação da República, devido a pressão da elite liberal, que almejava a modernização do país, a insatisfação dos antigos proprietários de escravizados, que reclamavam a falta de indenização pela abolição, o rompimento da igreja católica, e o fortalecimento do exército, de caráter positivistas, através dos dizeres de “ordem e progresso”.



Canal de lives:   / parabolicaonline  

Link do nosso Discord:   / discord  

Parabólica Podcast: https://open.spotify.com/show/4BChWEh...

Me siga nas redes sociais:

Meu Instagram:   / opedrorenno  

TikTok:   / opedrorennow  

Meu Instagram de fotografias:   / pedro_parabolica  

Meu Twitter:   / opedrorenno  

Meu Facebook:   / parabolicaonline  

Meu canal de games:    / @parabolicamais  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке