Calor extremo e dunas do Saara expulsam populações na Mauritânia

Описание к видео Calor extremo e dunas do Saara expulsam populações na Mauritânia

Na Mauritânia, país no norte da África cuja maior parte do território está no deserto do Saara, o calor sempre fez parte do cotidiano da população.

Mas agora, as temperaturas estão se tornando insuportáveis.

As mudanças climáticas atingiram em cheio Sidi, um mineiro de sal da cidade de Zuerate, que decide embarcar em um dos trens mais longos do mundo rumo a Nuadibu, no litoral.

A composição de 3 km é feita para transportar cargas, mas às vezes, também leva pessoas – Sidi enfrentou a viagem de 20 horas em um vagão descoberto, em cima de uma montanha de minério de ferro.

Na nova cidade, ele espera conseguir vender o sal e alguns animais que conseguiu levar consigo para financiar um novo começo.

Na cidade de Chinguetti, a 400 km de Zuerate, o agricultor de tâmaras Mohammed Lemine luta para salvar sua casa que, ano após ano, vai sendo engolida pela areia.

O município já chegou a ter 20 mil habitantes, mas hoje sobraram apenas cerca de mil moradores.

Se a cidade, que é tombada pela Unesco, for coberta pelas areias do Saara, patrimônios culturais como rochas com pinturas pré-históricas e uma biblioteca em cujo acervo estão manuscritos do Corão da Idade Média podem desaparecer.

Neste documentário da série “Vida a 50ºC”, o diretor Gavin Searle mostra os impactos humanos do calor extremo na Mauritânia, um dos países mais atingidos pelas mudanças climáticas no mundo.

Confira no vídeo.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #Mauritânia #MudançasClimáticas

Комментарии

Информация по комментариям в разработке