Dicas de Manutenção de moto ( LUBRIFICAÇÃO E DE CORRENTES) com Luciano Medeiros LM motos

Описание к видео Dicas de Manutenção de moto ( LUBRIFICAÇÃO E DE CORRENTES) com Luciano Medeiros LM motos

Luciano Medeiros da LM motos neste programa mostra dicas de manutenção e lubrificação da corrente de sua Motocicleta, As motocicletas utilizam três tipos de transmissão de força do motor para a roda traseira: cardã, correia e corrente. Os três tipos são bons, mas o que possui o menor custo é o que utiliza corrente e por isso mesmo é o mais presente nas motos de todas as cilindradas. Porém, essa economia tem um custo de manutenção mais elevado. O modelo que utiliza a corrente é o que mais precisa de manutenção.

Existem três situações onde a manutenção deve ser feita imediatamente após o uso: água em excesso, areia de praia e barro. Motos que rodam no asfalto tendem a cumprir a recomendação de verificar o estado de lubrificação a cada mil quilômetros rodados. Mas isso vai depender do que você usa na lubrificação.

Há quem use a graxa branca -- que na realidade é para aplicação náutica e não para motos. Ela tem um problema: junta muita areia e resíduos e ela não penetra nas peças internas da corrente e contribui para um desgaste maior com o tempo de uso, pois quando vão lubrificar motos que usam a graxa náutica a maioria sequer retira a graxa velha -- apenas joga por cima.Noutra situação se utiliza apenas o óleo antiferrugem que não suporta o calor e o atrito forte da corrente acaba perdendo a viscosidade necessária para reduzir um atrito tão violento.

Por fim, depois de muito pesquisar e ouvir tudo por aí, decidi testar na Kawasaki Versys o modelo que usa lavar a corrente com antiferrugem e depois utilizar óleo W90 ou W100 SAE50 -- Óleo para motores de aviação 4T (Eu uso um SAE J1899 antigamente o MIL-L-22851D). Não pense que utilizei esse óleo por que motos voam. Não. O óleo usado em motores de avião possui todos os aditivos necessários para minimizar os efeitos do atrito da corrente com o conjunto, já que possui uma excelente viscosidade a qual é muito adequada a este tipo de transmissão.Primeiro coloque a moto em um cavalete que permita que fique com a roda traseira totalmente suspensa. Em seguida ligue a moto e coloque a primeira marcha. Talvez seja preciso pedir ajuda de alguém -- no meu caso não foi necessário e deu para controlar a embreagem e lubrificar a corrente.

Com a roda traseira e lave com o antiferrugem toda a corrente -- os quatro lados (não economize). Os dois lados superior e inferior -- parte interna e os dois laterais da corrente até que perceba escorrer um líquido preto. Lave por mais um minuto e depois desligue a moto e deixe escorrer por uns cinco minutos.Feito isso é hora de colocar o óleo. Vide a foto. Esta situação tem melhor resultado se for feito com o pneu girando. Coloque umas duas ou três tampinhas -- vá soltando devagar, um fiozinho de nada até que a tampa esvazie -- repita o procedimento mais duas vezes -- será o suficiente. Desligue o motor.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке