TUPINAMBÁ X RUBI - DUELO DE GIGANTES

Описание к видео TUPINAMBÁ X RUBI - DUELO DE GIGANTES

De acordo com o DJ Dinho a aparelhagem de som Tupinambá já existe há mais de quarenta anos e essa aparelhagem surgiu em Abaetetuba, quando Andir Corrêa, promovia as festas, principalmente no interior da cidade, na região das Ilhas. Depois, toda a família teve que se mudar pra Belém e com isso, Andir levou também a aparelhagem Tupinambá, que na época não era tão conhecida, e para conciliar o trabalho particular com a aparelhagem, o seu filho. DJ Dinho, aos 12 anos, começou a trabalhar na aparelhagem para poder ajudar o pai. Hoje a aparelhagem de som Tupinambás é uma das maiores do Estado do Pará, que evoluiu como uma empresa que se dedica ao mundo musical e sempre usando os últimos recursos tecnológicos desse campo.
O atual cacique da aparelhagem de som Tupinambá, o DJ Dinho, hoje com 37 anos, assumiu o negócio da aparelhagem em 1996, com a morte de seu pai Andir. O tupinambá é o treme-terra (a força de seu som faz tremer o solo) mais famoso do país, que já foi objeto de várias dissertações e teses acadêmicas no tocante à musicalidade no Pará.
Antes de ganhar fama o Tupinambá tocava principalmente pela periferia da cidade de Belém e municípios vizinhos. Hoje, com a evolução da aparelhagem, toca em ambientes da classe média, na periferia de Belém e sua zona metropolitana e cidades vizinhas. Toca em média 5 vezes por semana, sempre por contrato de locação, sendo o preço um dos mais altos do Pará nesse tipo de trabalho.
Como a aparelhagem evoluiu para uma micro empresa, a aparelhagem emprega diretamente mais de 30 pessoas, entre motoristas, carregadores, auxiliares de palco, auxiliares de montagem de equipamentos, além dos DJs, sendo eles o próprio DJs Dinho e os DJs auxiliares: Wesley, Toninho e Ágata, sendo que esta, em seu início, a única DJ mulher de Belém e Patty Potência.
Como o ritmo predominante nas festas dançantes do Pará é o ritmo Brega, o Tupinambá se integra á cultura paraense como um dos maiores promotores do movimento Brega em terras paraenses, devido essa aparelhagem se juntar a dezenas de outras grandes, pequenas e médias aparelhagens de som, que geram empregos e rendas no Pará. O Tupinambá e outras grandes aparelhagens já produzem os seus próprios CDs e DVDs, com direito a lançamento e tudo.
A aparelhagem de som Tupinambá já teve diversos nomes, como: Treme-Terra Tupinambá, Novíssimo Treme-Terra Tupinambá e hoje ostenta o título de Fantástico Tupinambá. A troca de nomes varia com o aumento de qualidade da iluminação, da potência do som e da evolução da tecnologia digital da musicalidade e equipamentos de som.
A potência sonora do Tupinambá equivale a 100 mil watts.

A aparelhagem de som RUBI foi criada em 13/8/1950, tendo no comando o pai do atual DJ Gimar Santos e nessa época a aparelhagem era chamada de Esplêndido Rubi. Em 1973 Gilmar Santos, que era um dos filhos do dono da aparelhagem, assume o Rubi, o Todo Poderoso “Peso Pesado” que tocava o ritmo Brega e outros ritmos variados e com a aparelhagem sempre evoluindo nos seus equipamentos e zelando pela qualidade de seu público. Porisso, em 2002 surgiu a 1ª Nave do Som, trazendo como novidade o DJ de frente para o público, o que foi uma novidade no Pará e em 2003, surgiu uma nova Nave do Som, da aparelhagem Rubi. A nave nada mais é do que a cabine de comando da aparelhagem onde ficam os DJs.
Nessa evolução da qualidade do som e dos equipamento, em 2004 surgiu a “Espaçonave do Som”, caracterizada pela qualidade da iluminação, som de alta qualidade digital e para variados tipos de eventos e ambientes. Como a inovação dos equipamentos, a potência e qualidade de som era uma questão de competição com outras grandes aparelhagens de som, em 3/12/2005 o Rubi lançou no Iate Clube de Belém, o novo Rubi, O Portal Intergaláctico, com o 1º sistema Flay Pea mais potente, qualidade de tecnonologia total e com 5 DJs, incluindo Gilmar Santos e a 1ª DJ mulher, a Dani Cabrita.
Atualmente o Rubi conta com os populares DJs, Gilmar Santos, Dani Cabrita e Júnior Moreno que se encarregam de comandar a aparelhagem com o novo nome de Rubi, A Volta da Espaçonave do Som. Como as grandes aparelhagens de Belém, a Rubi também trabalha como uma pequena empresa e também grava CDs.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке