Documentário: Revolução Federalista: Ximangos x Maragatos | História do Brasil

Описание к видео Documentário: Revolução Federalista: Ximangos x Maragatos | História do Brasil

Formas de apoio financeiro
Para apoiar pela chave do PIX : [email protected]
Para apoiar com boleto bancário: https://apoia.se/brasildox
Para apoiar com cartão de crédito: https://www.youtube.com/channel/UC5aR...
Para deixar um "Valeu Demais" é só clicar no botão abaixo do vídeo

SOBRE O VÍDEO: Documentário sobre a História do Brasil.
O Assunto deste vídeo é a Revolução Federalista que foi um confronto que aconteceu no Rio Grande do Sul entre 1893 e 1895 logo depois da Proclamação da República nos primeiros anos da República da Espada.
É a história da guerra entre Ximangos e Maragatos.

Professora Cátia - História da Arte & Literatura
Inscreva-se no canal e ative o sininho para assistir aos próximos vídeos.

MINUTAGEM:
00:20 - Abertura
02:03 - Revolução Federalista: a Guerra civil entre pica-paus e maragatos
07:00 - Júlio de Castilhos e Gaspar Silveira Martins: a disputa pelo poder que banhou o Rio Grande do Sul com sangue...
12:50: Revolução Federalista a "Guerra da Degola"
21:12 - Recados finais

#históriadobrasil #documentario sobre o Brasil #história #revolucaofederalista #ximangos #maragatos #guerrasbrasil #republicabrasileira #documentario #documentarios #documentários

"As imagens utilizadas foram obtidas em um banco de imagens ou através de ferramentas de pesquisa automatizadas como sendo de uso livre. O uso das mesmas possui uso unicamente ilustrativos e informativos a respeito do tema deste vídeo. As imagens não são obra do autor do canal, salvo quando assim mencionadas, e jamais tem o intuito ou o condão de expressar ou ilustrar qualquer juízo de valor sobre uma determinada imagem , produto, obra ,marca e/ou pessoa específica. Caso eventualmente se considere titular de direitos sobre alguma das imagens em questão, por favor, entre em contato pelo email: [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso. "

Fontes de Pesquisa:
NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. Dia do Fico. In VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
LIMA, Oliveira. O movimento da independência (1821-1822). Brasília: FUNAG, 2019 (edição fac-similar).
RIBEIRO, Darcy - O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 e 1996
GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta, 2007. 414 p.
1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado / Laurentino Gomes - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2010, ISBN 978-85-209-2409-9
PEREIRA, Ledir de Paula. O positivismo e o liberalismo como base doutrinária das facções políticas gaúchas na Revolução Federalista de 1893-1895 e entre maragatos e chimangos de 1923. 2006. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/ha.... Acesso em: 21 mai. 2024.
COSTA, Marcos Vinicius da. A Revolução Federalista (1893-1895): o contexto platino, as redes, os discursos e os projetos políticos liberal-federalistas. 2006. 290 f. Dissertação (Mestrado em Integração Latino-Americana) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/bitstream/.... Acesso em: 21 mai. 2024
Revolução Federalista. Fonte: Agência Câmara de Notícias. https://www.camara.leg.br/noticias/12...
Revolução Federalista. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/ Acesso em: 21 mai. 2024
DARÓZ, Carlos Roberto Carvalho (Coronel de Artilharia, doutor em História. Associado titular emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil). Revolução Federalista:
uma sangrenta experiência no nascedouro da República. Revista do IGHMB – ANO 83 – nº 112 – Especial 2024 - págs. 11 - 32.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке