Lâmpada amarela ou luz fria? Qual é a melhor?

Описание к видео Lâmpada amarela ou luz fria? Qual é a melhor?

Curso de iluminação - TEMPERATURA DE COR (TC) Kelvin (K) quente amarelada, branco cálido, neutra, fria azulada - Conheça todas as variações das lâmpadas
link do curso grátis completo: https://www.ilunato.com.br/curso

Quando falamos e luz quente ou luz fria, não nos referimos ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela fornece ao ambiente. Para facilitarmos essa compreensão, abordaremos alguns tópicos mais técnicos que ajudarão na escolha da melhor iluminação para o seu ambiente.

Essa representação gráfica é obtida através de uma analogia de temperatura em Graus Célsius, transformados em Kelvin.

Para compreendermos melhor essa classificação, precisamos entender que quanto mais branca for a luz, mais alta é a temperatura de cor em Kelvin, quanto mais baixa for, mais amarela será essa luz.






Daremos como exemplo uma barra de ferro que, em seu estado mais frio, possui uma cor mais escura, sem emissão de luz, que quando aplicado em uma temperatura de 800K sobre a superfície, acarretará uma mudança na tonalidade, emitindo uma luz mais amarelada, ou seja, vemos que, conforme aplicação de 3000K atribui-se uma tonalidade de luz, nesse princípio, foi criado a temperatura de cor em Kelvin.








Vale destacar que a temperatura de cor não possui nenhuma influência no consumo da lâmpada. O produto não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do seu facho de luminoso, mas sim de acordo com a potência do produto, que quanto maior sua potência mais será o seu consumo de energia.






Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3000K. Geralmente a temperatura de luz com nível mais baixo de luminância, tem como conceito, a sofisticação e o aconchego.





Lembrando que, quanto mais baixa a temperatura de cor, menor será a sua eficiência, no caso das lâmpadas de Led e Fluorescente, o Fluxo luminoso pode até ser igual, porém no caso da lâmpada de Led, por exemplo, para alcançar o mesmo nível de fluxo luminoso que uma lâmpada mais fria, ela terá um gasto um pouco mais elevado na sua potência do que se estiver em uma temperatura mais quente.


No caso de ambientes que demandam uma atenção maior, como estações de trabalho, escritórios, bancos, escolas, indústrias, ambientes residenciais como cozinha, banheiro e área de serviço, utiliza-se uma temperatura de cor mais alta consequentemente mais fria.





Uma loja de alto padrão de conceito mais dinâmico e tecnológico, demanda uma concentração maior de luminância, sendo assim utiliza-se a temperatura de cor entre os níveis de 3000K a 4000k.





Existem tipos de iluminação mais especifica como iluminação de água que já possui uma recomendação adequada de temperatura de cor.

Lembrando que não existe uma regra pré-estabelecida para a utilização de das cores das lâmpadas, mas sim, o que se adequa melhor para determinada função no ambiente, ou seja, o que eventualmente é mais favorável para se utilizar na ocasião.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Ilunato loja virtual de iluminação.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке