Olá, vestibulando, como vai?
Aqui quem fala é a Lu. Sou estudante da Uerj e vim aqui para te falar o que você precisa fazer para concorrer às cotas. Nos vídeos anteriores já falamos das cotas para estudantes de escola pública, quilombolas e indígenas. Agora é a vez dos candidatos negros, pretos e pardos.
Esses precisam enviar uma autodeclaração conforme o modelo que está no Anexo 3 do edital. E atenção, porque tem que usar a declaração exatamente como a que foi divulgada este ano. Nesta declaração, você vai informar todas as características físicas que o tornam pertencente
a este grupo de cotistas. Você vai ter que tirar uma foto colorida, com boa iluminação, pegando o rosto e ombros para enviar na autodeclaração.
Além da foto da autodeclaração, você precisa enviar duas ou três fotos coloridas com boa iluminação, pegando o rosto e ombros, uma de frente e outra de perfil. O envio é todo on-line via sistema do vestibular. Então escaneia ou fotografa a autodeclaração, deixando tudo bem nítido e legível.
E fica de olho no calendário para não perder o prazo. Após o resultado final da análise da documentação comprobatória do sistema de cotas, os candidatos às vagas reservadas para estudantes negros, pretos e pardos, podem ser convocados para entrevistas.
A entrevista vai ser feita pela Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração ou CPVA. É ela que vai aferir a sua condição étnico racial, autodeclarada. O local, data e horário das entrevistas serão divulgados no período previsto no calendário. E fica ligado para não perder a data.
Beleza?
Nossa candidata, Ana, já fez sua autodeclaração do jeitinho que consta no Anexo 3 do edital deste ano. Preencheu e assinou. Pega aí a visão. Ela escolheu um lugar com boa iluminação e tirou uma foto colorida de frente. Enquadrando rosto e ombros. Essa vai para a autodeclaração.
Depois, Ana deu mais dois cliques, também enquadrando rosto e ombros. Uma foto de frente e outra de perfil. Se liga que a foto de perfil aqui não é do perfil da rede social, né? Foto de perfil para concorrer às cotas é tirada com o rosto de lado.
Por enquanto é isso. De boas até aqui?
Nos próximos vídeos, vamos falar dos grupos dos filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares, de inspetores de segurança e administração penitenciária que estão mortos ou incapacitados em razão do seu serviço e pessoas com deficiência.
Então não deixa de ver em qual grupo você se encaixa. E se for mais de um, não esquece que você tem que optar apenas por um grupo. E lembre-se que, para concorrer às cotas, você também tem que comprovar a sua situação socioeconômica. Isso é muito importante.
E outra, não deixe de acompanhar nossa série, porque aqui vamos te dar todas as dicas de como comprovar a sua situação sócioeconômica e a renda familiar. E isso é para qualquer grupo de cotas, tá?
Show?
Se ficou com dúvida, é só ligar para a Uerj ou enviar um e-mail. Leiam o edital, compartilhem esse vídeo com os seus amigos e até a próxima.
Tchau!
Информация по комментариям в разработке