FÊMINA - A Natureza Feminina da Ilha de Itaparica (mini-doc musical)

Описание к видео FÊMINA - A Natureza Feminina da Ilha de Itaparica (mini-doc musical)

Música ao vivo, depoimentos, entrevistas, manifestos e poemas. Todos esses elementos compõem o mini-documentário musical 'Fêmina - A Natureza Feminina da Ilha de Itaparica', projeto do duo BARÙ, que defende o protagonismo e resistência das mulheres itaparicanas que marcaram e ainda marcam a história da cidade.

Formado pelos cantores e compositores João Acácia e Mayra Couto, o duo Barù traz em cada música a história de vida de quatro personagens fortes: Maria Felipa (através da atriz e professora Cláudia Souza), Magé Rivia Tupinambá, Cida da Silva e Eliana Falayo, cada uma associada a um elemento da natureza que mais a representa, fazendo referência também a arquétipos espirituais do Candomblé que melhor simbolizam elas.

O documentário defende que a resistência destas personagens femininas foi importante não só para Itaparica, mas para a formação social e histórica da Bahia e do Brasil. Não à toa, o termo escolhido para nomear o projeto é “Fêmina”, palavra que vem do latim e significa “mulher” e “fêmea”.

Classificada como Nova Música Popular Brasileira, a sonoridade do trabalho é marcada pela programação de beats eletrônicos e seu amplo espectro de efeitos, somadas às claves rítmicas da cultura afro-brasileira. Além de Mayra Couto no vocal e João Acácia na guitarra, as percussionistas Lalá Evangelista e Dedê Fatuma colaboraram na criação dos arranjos.

“Fêmina” é o segundo trabalho de uma trilogia de projetos que está sendo desenvolvida pela Barù. O primeiro deles foi o single “Orixá é Ouro”, com clipe e canção lançados em Salvador em julho na Casa da Mãe, no Rio Vermelho, espaço que vem revelando novos nomes da música produzida na Bahia. Com o mini-doc, a sequência de trabalho da banda promete continuar surpreendendo amantes da música e da cultura afro-indígena.

BARÙ é um projeto artístico criado em 2020 pelos cantores e compositores João Acácia e Mayra Couto. Em 2021, a banda já celebrava duas conquistas: o prêmio de Melhor Direção de Arte com o clipe ‘Visual Mergulho’, no Festival Nacional CawCine, especializado em produções com temática ambiental; e o de canção finalista no Festival de Música Rádio MEC, com ‘Colo do Mundo’. Em 2022, o projeto cultural foi selecionado pelo ‘Acelera Iaô’, da Fábrica Cultural, então dirigida por Margareth Menezes, atual ministra da Cultura.

Para mais informações sobre os projetos da BARÙ, o duo está no Instagram com @baru.somos

__________________

Créditos

Direção – João Acácia
Direção Criativa – Mayra Couto e João Acácia (BARÙ)
Roteiro - Mayra Couto e João Acácia (BARÙ)
Manifesto “Intro” – Mayra Couto
Direção de Fotografia (SHOW BARÙ) – Glauco Neves
Direção de Fotografia (ENTREVISTAS) – Mayra Couto
Direção de Arte - Mayra Couto e João Acácia (BARÙ)
Assistente de Fotografia e Maquinário (ENTREVISTAS) – Rafael Carvalho
Câmera 1 (SHOW BARÙ) – Glauco Neves
Câmera 2 (SHOW BARÙ) – Filipe Oliveira
Câmera 3 (SHOW BARÙ) – Rafael Carvalho
Som (SHOW BARÙ) – Gabriel “Chocolate”
Fotografia Still (SHOW BARÙ) – Filipe Oliveira
Drone – Felipe Brito
Produção Executiva – João Acácia
Produção (SHOW BARÙ) – Milena Cerqueira
Pós-produção / Montagem / Color Grading – João Acácia
Intérprete de Libras – Irzyane Cazumbá
Convidadas (entrevistadas) – Maria Aparecida da Silva; Ana Cláudia Souza; Eliana Falayo; Majé Rívia Tupinambá
Mixagem e Masterização – João Acácia
Percussionista 1 – Lalá Evangelista
Percussionista 2 – Dedê Fatuma
Voz – Mayra Couto
Guitarra e Programações – João Acácia
Produtora – ACÁCIA PRODUZ
Composição “Corpo Fechado” – João Acácia e Mayra Couto
Apoio – Bar e Restaurante ZOHRA

Gravado na Ilha de Itaparica em Abril de 2024

Комментарии

Информация по комментариям в разработке