LEONARDO BOFF: A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO ESTÁ VIVA? - 20 Minutos Entrevista

Описание к видео LEONARDO BOFF: A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO ESTÁ VIVA? - 20 Minutos Entrevista

LEONARDO BOFF: A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO ESTÁ VIVA? - 20 Minutos Entrevista

O teólogo Leonardo Boff afirmou no programa 20 MINUTOS ENTREVISTA com Breno Altman desta sexta-feira (10/06) que o Papa Francisco mantém viva a Teologia da Libertação e que o movimento social, do qual é figura de referência, representa o futuro da Igreja Católica. “O Papa Francisco vai criar uma nova genealogia de papas que vêm das periferias do mundo. Nós somos maioria, 24% dos católicos estão na Europa e 62%, na América Latina”, argumentou. “Temos maioria e podemos reivindicar um papa que represente uma igreja viva, não mais colonial como a europeia.”

Para Boff, o modelo de religião criado no mundo rico está decadente, "como decadente são toda a Europa e o Ocidente, e junto vai aquele tipo de igreja imperial, que assume o poder como centro”. Submetido em 1984 a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé (ex-Santo Ofício), o religioso foi condenado ao chamado silêncio obsequioso e deposto de todas as suas funções religiosas. O livro Igreja - Carisma e Poder (1981), de Boff, e a influência de conceitos marxistas sobre seu pensamento e a Teologia da Libertação estariam na raiz da perseguição movida pelo núcleo mais conservador da Igreja Católica. Em 1992, diante de nova ameaça de punição pelo Vaticano, o religioso renunciou às suas atividades de padre.

Boff defende o rompimento com antigos tabus e dogmas católicos impostos de cima para baixo, sempre a partir do princípio de que a igreja tem o dever de estar próxima ao povo, e não encastelada: “A igreja tem que se entender como um corpo dentro da sociedade entre outros grupos e organizações. Que tenha os dogmas dela, tudo bem. O que ela não pode é impor a todo mundo sua visão. Tem que se compor com os demais”. Consequentemente, o catolicismo não deveria interferir em questões de liberdade individual, “desde que não implique opressão do outro”.

Quem quiser, pode receber o livro novo do Leonardo, o Habitar a Terra e outros por correio, com dedicatória e abatimento através de pedidos para [email protected]

Mais informações sobre Leonardo Boff no site - http://www.leonardoboff.org

00:00:00 - Abertura
00:09:42 - Para pobre se faz caridade, oprimido precisa de libertação
00:16:10 - Marx e Cristo: compatíveis?
00:22:02 - João Paulo II e a reação contra a Teologia da Libertação
00:27:07 - Julgado pelo futuro Papa Bento XVI
00:34:45 - Diálogo ou interrogatório?
00:38:45 - Condenação dá asas à Teologia da Libertação
00:42:26 - João Paulo II versus Dom Paulo Evaristo Arns
00:49:01 - Papado de Francisco traz Teologia da Libertação de volta?
00:55:15 - Francisco criará nova genealogia de papas periféricos
01:00:15 - Roma nunca esquece nada, cobra tudo, nunca perdoa
01:03:04 - Papa ou faraó?
01:11:11 - Comunidades Eclesiais de Base: religião e política
01:16:23 - Bolsonaro, o inominável
01:24:54 - Lula chora na prisão
01:32:55 - Boff e os dogmas e tabus da Igreja Católica
01:36:01 - Lula eleito no primeiro turno, o inominável arrasado
01:41:10 - Indicações de Leonardo Boff para livros, séries e filmes

Veja a matéria completa:
----
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é [email protected] (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!

Assinatura solidária: http://www.operamundi.com.br/apoio

Комментарии

Информация по комментариям в разработке