O Clube de Leitura do CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. As obras são selecionadas via Twitter e o bate-papo acontece na Biblioteca do CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores em três eixos, obras primas da literatura universal, modernos & contemporâneos e escritores ao vivo, este último com a participação dos próprios autores comentando suas obras. A programação é inteiramente gratuita.
A volta ao mundo em 80 dias é um dos romances mais populares de Júlio Verne. Com narrativa dinâmica e envolvente, o livro conta as aventuras do inglês Phileas Fogg, que empreende uma corrida contra o tempo para dar a volta ao mundo em 80 dias e vencer a aposta feita com os amigos. Passando por lugares diversos, como Egito, Índia, Singapura, Hong Kong e Estados Unidos, os personagens passam por situações inesperadas e enfrentam neve, tempestades, ataques de índios. Publicado em 1873, o livro empolgou leitores mundo afora e é um admirável exemplo de como as transformações tecnológicas do período estavam transformando a vida das pessoas e encurtando distâncias.
Sobre o especialista
Octávio Aragão é professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC/ECO/UFRJ), Pós-Doutor e pesquisador convidado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PACC/UFRJ), Doutor em Artes Visuais (PPGAV/EBA/UFRJ 2007), Mestre em História da Arte (PPGAV/EBA/UFRJ 2002) e graduado em Comunicação Visual (EBA/UFRJ 1986). É pesquisador do Núcleo de Estudos em Narrativas Visuais e Transmídias (NaVT/ECO/UFRJ). Ex-professor do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (DDI/UFES 2006/2009), onde foi organizador do núcleo de ensino à distância (ne@ad/UFES 2008/2009).
Como escritor, lançou “Intempol – Uma Antologia de Contos Sobre Viagens no Tempo” (Ano Luz, 2000), “A Mão Que Cria” (Mercuryo, 2006), “Para Tudo se Acabar na Quarta-Feira”, em parceira com Manoel Ricardo (Draco, 2011), “Reis de Todos os Mundos Possíveis” (Draco, 2013), “A Mão Que Pune – 1890” (Caligari, 2018) e “Psicopompo”, em parceria com Carlos Hollanda (Caligari, 2020). Além disso, tem contos e artigos publicados em países diversos: Brasil, Inglaterra, Argentina, México e Estados Unidos.
Sobre a mediadora
Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles "Caderno de Outono", finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras.
Информация по комментариям в разработке