Por que a pulsão é sexual? (Parte 3)

Описание к видео Por que a pulsão é sexual? (Parte 3)

O que é o o sexual para psicanálise? Por que Freud insiste no caráter sexual da pulsão? Meu convite à conversa nessa série de vídeos tenta avançar algumas respostas a essas questões. Comentários, questões, críticas são sempre bem-vindos!

6) A lógica do a posteriori é imperativa no campo sexual. O traumático está intimamente ligado ao sexual. A sexualidade infantil só é significada a posteriori.
7) O sexual ainda misturado ao sexo e ao gênero mostra sua importância quando produz parte fundamental da identidade do humano.
8) O sexual é o resíduo inconsciente do recalque/simbolização do gênero pelo sexo: é esta a proposição de Laplanche. O genital, a diferença anatômica, é uma via facilitada na cultura para traduzir o sexual reduzindo-o ao genital que produz a derivação para o gênero.
9) A sexualidade é alvo de controle moral / político mais que qualquer outro conjunto de comportamentos humanos. Controle mais radical, mais mortífero que é visto, via derivação metafórica, como o controle interno que o sujeito faz com seus próprios desejos.

Imagens e edição: Pedro Ogando e Iara Letícia.

www.fabiobelo.com.br
  / fabiorrbelo  
  / fabiorrbelo  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке