AUTOMATERNAGEM - Como suprir hoje o que faltou na infância.

Описание к видео AUTOMATERNAGEM - Como suprir hoje o que faltou na infância.

AUTOMARTERNAGEM – A grande saída para os conflitos que foram gerados há muito, muito tempo atrás. É possível ser mãe de si mesmo?

...................................................................................
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
http://www.marisapsicologa.com.br/hor...

Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.

Inscreva-se neste canal http://goo.gl/32B3B6

Seja membro do clube de canais:
   / psicólogos em são paulo  

E-books Gratuitos http://www.marisapsicologa.com.br/mat...
E-books já publicados TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline.

Participar do grupo no Telegram: https://t.me/PsicologosemSP

Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento. A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos

Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________

REMARTERNAGEM OU AUTOMARTERNAGEM – A grande saída para os conflitos que foram gerados há muito, muito tempo atrás.

É possível ser mãe de si mesmo?

A palavra “mãe” nos remete automaticamente a cuidados. Por isso muitas vezes menciono o termo “adulto cuidador”, que nem é tão bonito ou poético, mas descreve melhor quem oferece o que aquele ser que acaba de chegar no mundo precisa.
Este papel é mais comumente exercido pela mãe, por isso o nome maternagem, mas uma pessoa pode ter sido maternada pela avó, tia, pai, pai e pai em caso de casal homoafetivo, etc.

Quando não recebemos exatamente o que precisávamos fica uma ausência, algo a ser resolvido, deixado para mais tarde ou substituído.

Ex: A criança que precisava de tempo com seus pais mas não teve porque “a vida é corrida”, ou estes pais acreditavam que simplesmente deixar criança ao lado enquanto trabalha seria companhia, não percebeu que ela precisava de interação, deixou uma lacuna que pode ser preenchida da seguinte forma:
- Vou deixar minhas necessidades de lado porque a pessoa que mais amo não consegue ficar comigo, então vou ser muito boazinha, não reclamar, e fazer tudo por ela. Assim cresce a pessoa que não olha para si.
- Vou continuar pedindo, mas para isso preciso gritar, quebrar as coisas em casa, sujar as paredes ou ficar doente, assim sou vista. Mas... também será castigada, ouvirá quão difícil ela é, será excluída mais ainda.

Esta criança cresce, vira um adulto com medo do mundo, com dificuldade de fazer o que precisa em seu próprio trabalho ou casa, vira um brigão ou reclamão, sofre de ansiedade, depressão, e quer sair dessa. Qual caminho?

Agora adulto você pode cuidar de você mesmo. Eu acredito no caminho de:
- Identificar quais as dificuldades agora. Mesmo que pareça facilidades, exemplo excesso de “autonomia”.
- Se possível identificar, lembrar, e trabalhar as situações do passado que provocaram estes sentimentos. Chorar tudo o que você tem direito sobre o que te faltou. Reconhecer, sem acusar ninguém, das coisas que lhe fizeram mal. Identificar a origem do problema.
- Reconhecer que agora você pode dar a si mesmo tudo o que você não teve mas merece. Reconhecer que teve muito do que não merecia. A consciência te salva.
- Cuidar para não virar uma pessoa vingativa, que solta violências para quem não merece ou para quem não vai mudar. Não se preocupe em mudar os outros.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке