Prospecção mineral: Sedimentos de Corrente

Описание к видео Prospecção mineral: Sedimentos de Corrente

https://www.barrosogeologia.com/
O método geoquímico utilizado para verificação de Alvos é o sedimento ativo de corrente, no qual a amostra fornece informações a respeito do material que está à montante da Estação de Coleta e que está sendo carreado pela Bacia de Captação. Desta forma a informação é areal e não pontual como nos demais métodos geoquímicos.

Numa campanha regional de Sedimento de Corrente o conceito de Associação Geoquímica, Elemento Farejador é muito importante, enquanto aqueles relacionados à CutOff, Teor Crítico não tem muito sentido nesta fase.

Devem ser coletadas amostras no canal ativo da drenagem visando à análise do sedimento (aluvião) que está sendo transportado pelo rio, riacho ou córrego. Esse sedimento foi produzido a partir do intemperismo de rochas a montante e subseqüentemente transporte pelos canais de drenagens que constituem a Bacia de Captação, carreando os elementos químicos que constituem as rochas e quiçá um Depósito Mineral.

Os sedimentos ativos de corrente são um conjunto de sedimentos não consolidados que está sendo ou que foi transportado mecanicamente na corrente do rio, pôr saltação, tração ou suspensão, juntamente com o material quimicamente precipitado. O sedimento de corrente Ativo tem as seguintes características:
(a) é o material constantemente movimentado e misturado na zona de maior turbulência da corrente, adquirindo uma tendência à homogeneização;
(b) Material de granulação fina (areia muito fina, silte e argila) resultante da alteração das rochas de toda bacia de captação (bacia de drenagem);
(c) Sempre traz informações da montante do local da amostragem; Apresenta alto poder de adsorção, devido a grande quantidade de argilo-minerais.

Esse Método é utilizado principalmente em Pesquisa Regional, onde o objetivo é definir um Alvo a ser estudado posteriormente. As amostras coletadas informam possíveis anomalias a Montante do local da coleta de amostra, pois o fundamento desse Método Geoquímico baseia-se no fato de que o sedimento de corrente reflete a composição das rochas localizadas na bacia (ou sub-bacia) de drenagem estudada.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке