A HISTÓRIA DO MEIO CAMPO "ZANATA", CAMPEÃO BRASILEIRO PELO VASCO EM 1974

Описание к видео A HISTÓRIA DO MEIO CAMPO "ZANATA", CAMPEÃO BRASILEIRO PELO VASCO EM 1974

A HISTÓRIA DO MEIO CAMPO "ZANATA", CAMPEÃO BRASILEIRO PELO VASCO EM 1974
Carlos Alberto Zanata Amato, nasceu na pacata cidade de São José do Rio Pardo, São Paulo, em 6 de setembro de 1950.

Zanata chegou ao Clube de Regatas do Flamengo em meados de 1966, quando foi indicado pelo ex-jogador do Flamengo Velau; que além de descobrir talentos para o futebol mantinha uma oficina mecânica em São José do Rio Pardo.

Bastante reservado, o paulista Zanata parecia um tanto perdido na “Cidade Maravilhosa”.

Sentia saudades da vida pacata de São José do Rio Pardo, cidade que também revelou Antônio José Rondinelli Tobias para o mesmo Flamengo.

No findar de 1969, aos 19 anos de idade, Zanata recebia do treinador Joubert sua esperada oportunidade de jogar no time principal do Flamengo, ao lado dos amigos Liminha e Fio Maravilha.

Conhecido entre os companheiros como “Popó”, ou “Paletó Velho”, suas atuações no do Torneio Internacional de Verão, na Taça Guanabara e no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ambos em 1970, foram mais do que suficientes para sua afirmação no cenário carioca.

Jogador de grande mobilidade, Zanata era utilizado na posição de volante, apesar da evidente percepção de que seu futebol ficava limitado naquela posição.

Campeão da Taça Guanabara de 1970, Zanata foi cogitado nas convocações da Seleção Brasileira. Mas, para o técnico Yustrich, toda essa badalação prejudicava o próprio desenvolvimento de Zanata:

– O Zanata era um menino humilde até que a imprensa o estragou. Essa história de Seleção Brasileira aconteceu fora de hora e isso prejudicou o jogador.

E foi o técnico Yustrich, que na intenção de melhorar o rendimento do time no meio de campo, decidiu aproveitar Zanata na função de meia armador.

Na primeira edição da “Bola de Prata” da revista Placar em 1970, o resultado das apurações revelou o que todos já esperavam: Zanata foi um dos ganhadores do disputado prêmio.

Contudo, Zanata fraturou a perna esquerda em 1971. Entre os temores do esquecimento e o descanso em São José do Rio Pardo, o jogador fazia planos e sentia muita falta dos gramados.

Inativo por um tempo considerável, Zanata voltou e precisou convencer que já estava pronto para outra. O departamento médico do clube, por sua vez, considerou um tanto arriscado aproveitar o jogador de forma imediata.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке