Orixá OXUM Animação: "Òpárá de Òsùn: quando tudo nasce"

Описание к видео Orixá OXUM Animação: "Òpárá de Òsùn: quando tudo nasce"

O curta de animação “Òpárá de Òsùn: quando tudo cria" conta a história da Orixá das águas doces, que no Candomblé é Òsùn a deusa da fertilidade onde tudo cresce na força do Axé.

O processo de produção do curta-metragem de animação envolveu a comunidade Barroca, em Paulo Afonso, através de oficinas de contação de história de Orixá, oficinas de Stop Motion, entre outras técnicas de animação.

O roteiro foi elaborado de maneira participativa com o Terreiro de Candomblé Abassà da Deusa Oxum de Idjemim para homenagear a Òsùm Òpárá. Para a Yalorixá Idjemim, “esse pequeno filme é para tocar os corações das crianças, jovens e adultos, animando a todos, para respeitar e quebrar as amarras do preconceito. Orixá é vida, é alegria, é Axé que contagia. A Òsún oferece o Axé da fertilidade na criação do mundo”, esclarece a mãe do terreiro.

O cenário é vivido no sertão do Rio São Francisco, conhecido pelos povos Indígenas como Opará – rio que corre para o mar ou grande fio d´água, e que em yorubá significa, espaço de criação, onde tudo nasce. Ainda no roteiro, no Sertão do Caatinga, onde a paisagem semiárida encobre a vida, surge a deusa da fertilidade, que faz brotar o verde da esperança e as águas do rio que alimenta vidas, Òsùm oferece ajuda para o nascimento do filho da humanidade e é na pureza de suas águas que a vida se transforma.

O Projeto é promovido pelo Àbassá da Deusa Osùn de Idjemim, financiado pelo Calendário de Artes da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. Sob a direção da cineasta Pâmela Peregrino e Produção de Alzeni Tomáz, o filme contou com a parceria do Instituto Acção e da SABEH – Sociedade Brasileira de Ecologia Humana.

FICHA TÉCNICA
Òpárá de Òsùn:
Quando Tudo Nasce

Direção: Pâmela Peregrino

Produção: Alzení Tomáz

Roteiro: Criação Coletiva do Ábassà da Deusa Oxum de Idjemim

Poesia: Paola Odónilè de Mori

Direção de Áudio: Anderson Moura Barros

Fotografia: Driele Mutti

Composição Musical: Robson Marques

Animação: Maria de Jesus e Pâmela Peregrino

Sonoplastia: Anderson Moura Barros

Edição de Vídeo e Som: Anderson Moura Barros

Edição de Imagens: Driele Mutti

Cenografia: Leo Ogan, Maria de Jesus e Pâmela Peregrino

Bonecas: Pâmela Peregrino

Assistente de Cenografia: Alzení Tomáz, Bianca Araújo, Driele Mutti, Erick Santos, Euziane Rafael, Guilherme dos Santos,
Laísa de Ypondá, Leticia Rafael, Marcella Soares, Marcelo Soares, Nadianne Swellen, Paola Odónilè de Mori, Sabrina Vieira

Instrumentos Musicais:
Atabaque e Agogô: Edmilson Kital Ààlè e Leo Ogan
Violão: Robson Marques

Voz: Yalorixá Idjemim, Jhonny Bárù Kòberó, Driele Mutti, Paola Odónilè de Mori, Rosana Teixeira

Dublagem: Paola Odónilè de Mori

Design: Paola Odónilè de Mori

Agradecimentos:
Yalorixá Idjemim
Povo Truká Tupan
Pankararu Opará
Kariri-Xokó da Bahia
Paulo Wataru
SABEH – Sociedade Brasileira de Ecologia Humana
EKAN – Coletivo de Mulheres do Ábassà

Комментарии

Информация по комментариям в разработке