Você sabe como as aves se reproduzem?
As aves se reproduzem depois de um namoro clássico, que pode ser uma dança, uma demonstração de poder, uma bela canção ou uma passarela para avaliar o macho que tem a melhor plumagem ou ninho onde ocorre a cópula.
Uma vez que o acasalamento dos óvulos que a fêmea carrega dentro dela é fertilizado, a formação dos ovos começa. Os ovos das aves são amnióticos, envolvidos por uma concha calcária.
Uma vez que as aves acasalam, a fêmea tem que colocar o número de ovos que correspondem à sua espécie, onde algumas aves de rapina têm um ou dois filhotes e aves, como galinhas têm até 12 filhos.
As fêmeas têm apenas um ovário funcional, uma vez que o outro está atrofiado para reduzir o peso. Os machos têm testículos funcionais. O período de incubação dos ovos dura desde o momento em que o último ovo é colocado até o último pombo nascer. Quanto maior a espécie, maior a duração desse período.
Devemos saber que existem dois tipos de pássaros filhotes:
Nidícolas: São aqueles que permanecem no ninho depois de nascer, são pombos de grande delicadeza e precisam de cuidados constantes por parte dos pais.
Nidífugos
Neste caso são pássaros que abandonam o ninho assim que nascem e que podem se virar sozinhos, onde vale a pena destacar os galináceos.
Outras curiosidades:
. O verdadeiro albatroz incuba seus ovos por até 81 anos.
. Algumas espécies tentam atrair as fêmeas de suas respectivas espécies.
. Outras aves perdem penas para usar uma plumagem mais brilhante e colorida.
. As águias realizam acrobacias aéreas para atrair a fêmea.
. Há algumas aves como o pássaro cuco (Cuculus canorus) que quando encontra um hospedeiro apropriado, aves cujos ovos se assemelham ao dos cucos, ela espera até que o ninho deixe de estar vigiado. Retira então um dos ovos dos hospedeiros e põe um dos seus no lugar. Algumas espécies de aves acabam criando pintos de cucos.
Diferente dos peixes e anfíbios, nas aves, como também nos répteis, os óvulos amadurecem e se encontram com os espermatozoides produzidos pelos machos dentro do corpo da fêmea (o que chamamos de fecundação interna). A reprodução das aves inicia-se com a corte (ou o cortejo) geralmente composta por dança ou canto do macho para a fêmea, mas lembre-se que em algumas exceções, quem faz toda essa encenação é a fêmea!
Depois de conquistar a parceira, o macho sobe na fêmea, sobrepõe sua cloaca (abertura genital) com a dela e transfere seu sêmen no qual estão os espermatozoides, que seguem o caminho pelo oviduto feminino até encontrar os óvulos e fecundá-los.
Todas as aves são ovíparas (colocam ovos, dentro dos quais o embrião se desenvolve, sem ligação com o corpo da mãe), e além de praticarem fecundação interna, desempenham cuidado parental (um ou ambos os pais cuidam dos filhotes, seja chocando os ovos, pois eles precisam estar aquecidos para que o embrião se desenvolva, ou alimentando-os após o nascimento).
Algumas aves constroem seus próprios ninhos, outras aproveitam o ninho de outras aves para depositar seus ovos, como é o caso do pássaro oportunista (ou pássaro parasita), o Chupim (também conhecido como Carixo, Papa-arroz…). Este pássaro aproveita quando a ave dona do ninho não está presente e deposita seu ovo em meio aos dela, sem perceber ela acaba “adotando” filhotes do Chupim, os quais geralmente nascem primeiro e comem toda a comida disponível, geralmente causando a morte dos outros filhotes.
Algumas espécies de pinguins, por exemplo, são monogâmicas (escolhem um parceiro e formam um casal “para sempre”), já outras aves tem diversos parceiros ou ainda, trocam de parceiro todo ano. Um estudo sugere que a “fidelidade” encontrada em algumas espécies de pinguins, pode ser explicada pelo fato de eles se encontrarem com pouca frequência (uma vez ao ano para a cópula).
Dimorfismo sexual em Aves
O dimorfismo sexual, características físicas (também chamadas de morfológicas) não sexuais presentes em fêmeas e machos, as quais possibilitam a diferenciação dos sexos, é bastante característico em aves. Quando ele existe podemos diferenciar facilmente o macho (geralmente mais colorido) da fêmea, mas vale lembrar que nem todas as espécies de aves possuem dimorfismo sexual e que em algumas espécies o dimorfismo é inverso, sendo que a fêmea é a mais colorida.
Após o encontro dos gametas feminino e masculino, o zigoto é formado, inicia-se a embriogênese (formação do embrião) e durante o percurso do ovo pelo oviduto, ele recebe diferentes componentes importantes para sua formação. No oviduto, o magno (ou também conhecido como glândula albuminífera) produz o albúmen (clara do ovo), o istmo é o local onde ocorre a formação das membranas da casca do ovo, e o útero (também conhecido como glândula da casca ou câmara calcífera) é o local onde a casca termina de ser formada, é nele que o ovo recebe diferentes componentes como: carbonato de cálcio, cutícula, pigmentos (caso haja), proteínas.@andersonmalu.
Информация по комментариям в разработке